Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80387

TítuloPerceções sobre a supervisão de estágio na formação inicial de professores em Angola
Autor(es)Correia, Jeremias Lello Guimarães
Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEstagiários
Formação inicial de professores
Supervisores pedagógicos
Data2022
CitaçãoCorreia, J. L. G., & Vilaça, Teresa (2022). Perceções sobre a supervisão de estágio na formação inicial de professores em Angola. In A.P., Cardoso, D., Tavares, F., Santos, H., Pinto, I.S., Dias, M., Fonseca, N., Duarte, P., Morouço, P., Tadeu, R., Matos, & S. Milhano (Orgs.), VI ENJIE Encontro nacional de jovens investigadores em educação. Livro de atas 4 e 5 de fevereiro de 2022 (pp. 10-15). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria. https://doi.org/10.25766/3epr-2g28
Resumo(s)Neste estudo, parte-se do pressuposto que analisar a complexidade das tarefas do supervisor exige um enfoque analítico, cuja caraterística é o acompanhamento da prática pedagógica que visa promover no estagiário uma cultura da prática reflexiva, assente no saber-fazer e no saber-ser e agir (Mesquita, 2015), e um enfoque interpessoal, intrinsecamente ligado ao desenvolvimento de ações recíprocas, mediante interação colaborativa de coconstrução de saberes profissionais e experiências de aprendizagem (Alarcão, 2014; Vieira & Moreira, 2011). Em Angola, o Ensino Superior Pedagógico, realizado nas Escolas Superiores Pedagógicas e nos Institutos Superiores de Ciências da Educação, formam graduados que estarão aptos a exercer a atividade docente e dar apoio à docência em todos os níveis e subsistemas de ensino. Assim, este estudo exploratório de natureza qualitativa, sendo a primeira parte de uma investigação mais ampla de doutoramento, tem como objetivos: i) caraterizar as conceções sobre supervisão pedagógica de supervisores e estagiários de licenciaturas em ensino numa Escola Superior Pedagógica; ii) identificar fatores que facilitam e dificultam as práticas de supervisão de estágio. Os dados, recolhidos em dois grupos focais de estagiários com o total de 8 participantes, 4 elementos em cada um dos grupos; e um de professores de práticas pedagógicas e supervisores de estágio, com o total de 7 participantes, mostram que, segundo os estagiários existe um débil acompanhamento das atividades de estágio por parte dos supervisores, motivado pelo excessivo número de estagiários por supervisor e pela necessidade de melhoria da sua formação em supervisão. Na perceção dos supervisores, os estagiários têm dificuldade em aplicar no estágio os conhecimentos adquiridos na prática pedagógica anterior, o contato dos estagiários com a escola deveria ser num período maior e o modelo de estágio deveria ser reconfigurado e incluir escolas anexas à Escola Superior Pedagógica. Os supervisores ainda referiram que existe um reduzido número de professores que se predispõem a supervisionar os estágios e há falta de formação. Estes resultados mostram a importância de repensar o modelo de estágio e a formação dos supervisores em supervisão pedagógica.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80387
DOI10.25766/3epr-2g28
ISSN978-989-8797-82-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Correia & Vilaça (2022).pdfPerceções sobre a supervisão de estágio na formação inicial de professores em Angola677,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID