Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80529

TítuloO desenvolvimento da consciência histórica na Era Digital: um estudo com alunos de 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Autor(es)Graça, Vânia
Solé, Glória
Ramos, Altina
Palavras-chaveConsciência histórica
Metodologias ativas
Pensamento histórico
Tecnologias digitais
Historical consciousness
Active methodologies
Historical thinking
Digital technologies
Data2022
EditoraWAS Edições
CitaçãoGraça, V., Solé, G., & Ramos, A. (2022). O Desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. In M.A. Schmidt, I. Barca (orgs.), Pensamento Histórico e Humanismo (69-85). WAS Edições. ISBN 978-65-993846-5-3
Resumo(s)O ensino de História passou por várias transformações nas últimas décadas. Assistimos a uma Era digital que requer o desenvolvimento do pensamento histórico e consciência histórica dos alunos através da utilização pedagógica das tecnologias digitais. O presente estudo tem como objetivo compreender quais as potencialidades das tecnologias digitais TED-ed, Padlet, Youtube e outras, integradas nas metodologias da Sala de Aula invertida e a Aprendizagem por Pares, operacionalizadas no modelo de Aula-Oficina, no desenvolvimento da consciência histórica em crianças de 1º e 2º CEB. Utilizamos uma metodologia qualitativa e o estudo de caso múltiplo. Neste artigo, apresentamos os resultados preliminares do exercício de multiperspetiva realizado numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico.
History teaching has undergone several transformations in recent decades. We are witnessing a digital age which requires the development of students’ historical thinking and historical consciousness through the pedagogical use of digital technologies. The present study aims to understand the potential of TED-ed, Padlet, Youtube and other digital technologies, integrated in the methodologies of Flipped Classroom and Peer Instruction, operationalized in the model of Class-Workshop, in the development of historical consciousness in children of 1st and 2nd Cycle of Basic Education. We used a qualitative methodology and a multiple case study. In this article we present the preliminary results of the multiperspective exercise carried out in the Primary School class.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80529
ISBN978-65-993846-5-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAP. V. Graça_2022.pdf2,95 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID