Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80529
Título: | O desenvolvimento da consciência histórica na Era Digital: um estudo com alunos de 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
Autor(es): | Graça, Vânia Solé, Glória Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Consciência histórica Metodologias ativas Pensamento histórico Tecnologias digitais Historical consciousness Active methodologies Historical thinking Digital technologies |
Data: | 2022 |
Editora: | WAS Edições |
Citação: | Graça, V., Solé, G., & Ramos, A. (2022). O Desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. In M.A. Schmidt, I. Barca (orgs.), Pensamento Histórico e Humanismo (69-85). WAS Edições. ISBN 978-65-993846-5-3 |
Resumo(s): | O ensino de História passou por várias transformações nas últimas décadas. Assistimos a uma Era digital que requer o desenvolvimento do pensamento histórico e consciência histórica dos alunos através da utilização pedagógica das tecnologias digitais. O presente estudo tem como objetivo compreender quais as potencialidades das tecnologias digitais TED-ed, Padlet, Youtube e outras, integradas nas metodologias da Sala de Aula invertida e a Aprendizagem por Pares, operacionalizadas no modelo de Aula-Oficina, no desenvolvimento da consciência histórica em crianças de 1º e 2º CEB. Utilizamos uma metodologia qualitativa e o estudo de caso múltiplo. Neste artigo, apresentamos os resultados preliminares do exercício de multiperspetiva realizado numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. History teaching has undergone several transformations in recent decades. We are witnessing a digital age which requires the development of students’ historical thinking and historical consciousness through the pedagogical use of digital technologies. The present study aims to understand the potential of TED-ed, Padlet, Youtube and other digital technologies, integrated in the methodologies of Flipped Classroom and Peer Instruction, operationalized in the model of Class-Workshop, in the development of historical consciousness in children of 1st and 2nd Cycle of Basic Education. We used a qualitative methodology and a multiple case study. In this article we present the preliminary results of the multiperspective exercise carried out in the Primary School class. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80529 |
ISBN: | 978-65-993846-5-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAP. V. Graça_2022.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |