Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80803
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Rita | por |
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Costa e | por |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T11:29:24Z | - |
dc.date.available | 2022-11-24T11:29:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.citation | Ribeiro, R. & Silva, A. M. C. (2022). Mediação, desenvolvimento pessoal e cidadania: um projeto com raparigas de etnia cigana. In P. S. Pinto, A. Pereira, G. Moreira, M. C. Gomes & R. Faneca (coords.), Mediação Intercultural: Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento (pp. 179-199). Universidade de Aveiro. https://doi.org/10.48528/3g9y-hd88 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/80803 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho enquadra-se num projeto de investigação-ação que teve início em 2017 no âmbito de um protocolo entre o Instituto de Educação da Universidade do Minho e uma ONG internacional com implantação no concelho de Braga. A sua finalidade é fomentar o empoderamento pessoal e social das raparigas de etnia cigana, fortalecendo práticas potenciadoras do seu desenvolvimento pessoal e inclusão social. O projeto inscreve-se numa abordagem qualitativa e construtivista, assente no método de investigação-ação, e tem como objetivo de investigação identificar o contributo da mediação no empoderamento pessoal e social das crianças e jovens. Os principais objetivos de intervenção visam desenvolver competências pessoais, sociais e de mediação nas crianças e jovens e promover práticas potenciadoras do desenvolvimento pessoal, da cidadania e inclusão social. De forma a concretizar os objetivos foram implementadas duas ações principais: i) a constituição de uma equipa de futebol feminino e ii) sessões de capacitação em competências soais e sociais. Estas duas atividades são articuladas e complementares com vista ao desenvolvimento da participação, da autoestima, da cooperação, da autonomia, da expressão e reconhecimento de sentimentos e emoções, do trabalho em equipa, da prevenção e resolução de conflitos. Os resultados evidenciam uma participação persistente de 11 meninas de etnia cigana com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Para além disso, o processo inerente à constituição da equipa de futebol e as sessões de capacitação promoveram comportamentos de participação crítica, de cooperação, de autonomia, espírito de iniciativa e motivação evidenciadas nos jogos de futebol e noutras situações do quotidiano. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.subject | Competências pessoais e sociais | por |
dc.title | Mediação, desenvolvimento pessoal e cidadania: um projeto com raparigas de etnia cigana | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.relation.publisherversion | https://dx.doi.org/10.48528/3g9y-hd88 | por |
oaire.citationStartPage | 179 | por |
oaire.citationEndPage | 199 | por |
dc.identifier.eisbn | 978-972-789-798-8 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Mediação Intercultural: Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento | por |
oaire.citationEdition | 1 | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Paz, justiça e instituições eficazes | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ribeiro & Silva_ 2022.pdf | 8,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons