Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80803

TítuloMediação, desenvolvimento pessoal e cidadania: um projeto com raparigas de etnia cigana
Autor(es)Ribeiro, Rita
Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveMediação
Inclusão social
Competências pessoais e sociais
DataSet-2022
EditoraUniversidade de Aveiro
CitaçãoRibeiro, R. & Silva, A. M. C. (2022). Mediação, desenvolvimento pessoal e cidadania: um projeto com raparigas de etnia cigana. In P. S. Pinto, A. Pereira, G. Moreira, M. C. Gomes & R. Faneca (coords.), Mediação Intercultural: Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento (pp. 179-199). Universidade de Aveiro. https://doi.org/10.48528/3g9y-hd88
Resumo(s)Este trabalho enquadra-se num projeto de investigação-ação que teve início em 2017 no âmbito de um protocolo entre o Instituto de Educação da Universidade do Minho e uma ONG internacional com implantação no concelho de Braga. A sua finalidade é fomentar o empoderamento pessoal e social das raparigas de etnia cigana, fortalecendo práticas potenciadoras do seu desenvolvimento pessoal e inclusão social. O projeto inscreve-se numa abordagem qualitativa e construtivista, assente no método de investigação-ação, e tem como objetivo de investigação identificar o contributo da mediação no empoderamento pessoal e social das crianças e jovens. Os principais objetivos de intervenção visam desenvolver competências pessoais, sociais e de mediação nas crianças e jovens e promover práticas potenciadoras do desenvolvimento pessoal, da cidadania e inclusão social. De forma a concretizar os objetivos foram implementadas duas ações principais: i) a constituição de uma equipa de futebol feminino e ii) sessões de capacitação em competências soais e sociais. Estas duas atividades são articuladas e complementares com vista ao desenvolvimento da participação, da autoestima, da cooperação, da autonomia, da expressão e reconhecimento de sentimentos e emoções, do trabalho em equipa, da prevenção e resolução de conflitos. Os resultados evidenciam uma participação persistente de 11 meninas de etnia cigana com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Para além disso, o processo inerente à constituição da equipa de futebol e as sessões de capacitação promoveram comportamentos de participação crítica, de cooperação, de autonomia, espírito de iniciativa e motivação evidenciadas nos jogos de futebol e noutras situações do quotidiano.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80803
e-ISBN978-972-789-798-8
Versão da editorahttps://dx.doi.org/10.48528/3g9y-hd88
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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