Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8095

TítuloEm cada criança um génio da ciência! Ou quando o tempo óptimo passou e não tem volta
Autor(es)Sá, Joaquim
Palavras-chaveAprendizagem reflexiva das ciências
Questionamento do professor
Potencial de aprendizagem
Estado de fluxo
Data2008
Resumo(s)Nesta comunicação apresenta-se uma perspectiva de ensino das ciências experimentais, baseada na investigação e na experiência pessoal do autor, que potencia a capacidade de aprendizagem das crianças para níveis de elevada qualidade. Numa atmosfera de liberdade e de comunicação, promove-se o estado de fluxo, por via de uma acção do professor que em cada momento capta a zona de actividade cognitiva mais produtiva dos alunos. O questionamento reflexivo do professor desempenha um papel de fundamental importância. O período correspondente aos primeiros anos de escolaridade, corresponde a um "tempo óptimo" para a indução de tal processo. Se esse período não for devidamente rentabilizado o "tempo óptimo passou e não tem volta".
TipoComunicação oral
DescriçãoApresentação efectuado no Congresso Internacional Escolar - Ambiente, Saúde e Educação, 1, Braga, Portugal, 2008.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8095
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cada Criança um Génio.pdfDocumento principal1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID