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TítuloFormação de professores sobre fermentação/respiração de leveduras com material acessível para a 12.ª classe de Moçambique
Outro(s) título(s)Teacher training on yeast fermentation/respiration with accessible material for the Mozambican 12th grade
Autor(es)Azevedo, Manecas
Mafra, Paulo
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveFormação de professores
Material de fácil acesso
Teacher training
Yeast fermentation and respiration
Easily accessible material
12th grade
Data2022
EditoraInstituto Politécnico de Bragança (IPB)
CitaçãoAzevedo, M., Mafra, P. & Carvalho, G.S. (2022) Formação de professores sobre fermentação/respiração de leveduras com material acessível para a 12.ª classe de Moçambique. In: C. Teixeira, V. Gonçalves, P.O. Fernandes, Araújo, C.S. & Rodrigues, A.S. (Eds.) Livro de Atas LUSOCONF2021 - III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. P.12-22.
Resumo(s)A formação contínua permite a capacitação de professores relativamente ao uso de diferentes metodologias de ensino e necessita de ser oferecida frequentemente a nível local. Devem ser abordadas metodologias de aulas práticas que levem os alunos a questionar, refletir, interagir com outros alunos e com o professor, responder a questões que os levem a manifestar ideias prévias, confrontar opiniões, de forma que a atividade prática experimental possa criar nos alunos o desafio intelectual que os mantenham interessados em querer compreender fenómenos, relacionar situações, desenvolver interpretações, elaborar previsões. Foi neste contexto, e a partir da análise realizada ao programa de Biologia da 12.ª classe de Moçambique, que se constatou que existe uma abordagem indireta de assuntos relacionados com a microbiologia. No entanto, o respetivo manual escolar apresenta uma abordagem direta e explícita. Assim, na unidade “Citologia”, no tema Fermentação alcoólica é referido que esta ocorre nas leveduras e noutros microrganismos, apresentando um guião experimental com procedimentos muito formatados sem um envolvimento reflexivo por parte do aluno na sua execução, e com esquemas de atividades experimentais utilizando material laboratorial convencional, inacessível em países com carência de materiais nas escolas como é o caso de Moçambique. Estes factos motivaram-nos a avançar com a elaboração de um guião experimental para o professor, e outro guião para o aluno, promovendo a participação ativa dos alunos no processo de ensino aprendizagem e adaptados à realidade de Moçambique. Os guiões foram validados numa formação com 10 professores de Biologia do ensino secundário geral de Nampula, realizada durante 7 horas no Laboratório de Biologia e Química da Universidade Rovuma. Os resultados demonstraram a adequação e exequibilidade dos materiais de fácil acesso utilizados. No fim da formação, os professores responderam a um questionário e consideraram que o material usado na atividade experimental pode ser encontrado facilmente e torna as atividades de fácil execução. Consideraram que a formação foi muito positiva e que terá um impacto na forma como podem abordar este assunto na sala de aula e na aprendizagem dos alunos. Esta atividade experimental também ajudará os alunos a compreenderem as leveduras como seres vivos e a reconhecerem a sua importância para o Homem, permitindo um aumento da sua literacia em microbiologia.
Continuing training allows the teachers to use different teaching methodologies and needs to be offered frequently at the local level. The analysis of the Biology program for the 12th grade of Mozambique and the respective school manual found that there were experimental microbiology activities. The experimental activity from the manual on alcoholic fermentation was selected, in which it is mentioned that it occurs in yeasts and other microorganisms. However, it is presented with very prescriptive procedures, without reflective involvement on the part of the student in its execution, and with schemes of experimental activities with conventional laboratory materials, inaccessible in deprived countries, such as Mozambique. In the laboratory of the University of Minho (in Braga, Portugal), these activities were developed, reflecting on how to perform them with easily accessible materials. After being tested and validated internally, guides with easily accessible materials were built for the teacher and the student, which teachers from Nampula (Mozambique) validated. Responding to a questionnaire, the teachers considered that the material used in the experimental activity can be found easily and makes the activities easy to perform in Mozambican schools, facilitating student learning.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81234
ISBN978-972-745-268-2
DOI10.34620/lusoconf.2021
Versão da editorahttp://hdl.handle.net/10198/25130
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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