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https://hdl.handle.net/1822/81446
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santana, Carolina M.B. | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.author | Franzolini, Fernanda | por |
dc.date.accessioned | 2022-12-31T13:06:20Z | - |
dc.date.available | 2022-12-31T13:06:20Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Santana, C.M.B., Carvalho, G.S. & Franzolin, F. (2022) Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético – resultados preliminares. In: VI ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação) – Livro de Atas. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Insituto Politécnico de Leiria, p. 142-149. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-9797-82-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/81446 | - |
dc.description.abstract | Muitas vezes, o ensino de Biologia apresenta um cenário de fragmentação e desconexão entre seus conteúdos. Assim, recomenda-se utilizar cladogramas para integrar o ensino sobre a biodiversidade. Tal abordagem pode ajudar a desenvolver um pensamento filogenético (do inglês, “tree thinking”), que compreende os seres vivos como parte de uma árvore evolutiva, sendo importante propiciar a formação de professores sobre este tema. Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar e analisar as possibilidades e desafios presentes no ensino sobre a diversidade dos seres vivos através do pensamento filogenético, em: (1) pesquisas sobre ensino de Ciências e Biologia; (2) entrevistas com dez professores brasileiros e dez portugueses, atuantes do 6º ao 12º ano de escolarização, verificando a influência de seus contextos em seu conhecimento e suas práticas; (3) discussões e atividades realizadas no contexto de um curso de formação contínua com professores brasileiros, para compreender quais possibilidades e desafios são mobilizados neste contexto. Neste trabalho é discutido um recorte dos dados da revisão bibliográfica e de entrevistas com cinco professoras brasileiras. Realizou-se uma busca em plataformas acadêmicas pelos termos “tree thinking”, “cladogram” e “phylogenetic tree” e suas respectivas traduções em português e espanhol, focada em artigos com relação ao ensino sobre a temática, o que resultou em 43 trabalhos, que foram lidos, com foco na metodologia, resultados, discussão e conclusões, e posteriormente categorizados. As entrevistas estão a ser videogravadas, transcritas, e analisadas a partir de elementos de procedimentos para análise de dados qualitativos e a Análise de Conteúdo. Assim, a análise envolveu: imersão nos dados, definição da categorização e unidades de registro e de contexto, codificação e contagem. As atividades e discussões do curso de formação contínua também estão a ser transcritas, tabuladas e analisadas. Até o momento, foram obtidas categorias e subcategorias sobre possibilidades e desafios relacionados com o conteúdo (construção, interpretação e comparação de cladogramas), e com a dimensão pedagógica. Até o momento, a partir das entrevistas analisadas, percebe-se que todas as professoras reconhecem a representação, utilizam-na em sala de aula e compreendem sua importância. No entanto, desafios conceituais, curriculares e pedagógicos também são encontrados, sendo alguns destes também presentes na literatura da área. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001 e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo nº 2016/05843-4, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). | por |
dc.description.sponsorship | Apoio parcial dos Fundos Nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Diversidade dos seres vivos | por |
dc.subject | Árvores filogenéticas | por |
dc.subject | Cladogramas | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.title | Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético – resultados preliminares | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/7746 | por |
oaire.citationStartPage | 142 | por |
oaire.citationEndPage | 149 | por |
oaire.citationConferencePlace | Leiria | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | VI ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação) – Livro de Atas | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VI-ENJIE_Biodiversidade-Filogenia.pdf | 12,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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