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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Carolina M.B.por
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorFranzolini, Fernandapor
dc.date.accessioned2022-12-31T13:06:20Z-
dc.date.available2022-12-31T13:06:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSantana, C.M.B., Carvalho, G.S. & Franzolin, F. (2022) Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético – resultados preliminares. In: VI ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação) – Livro de Atas. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Insituto Politécnico de Leiria, p. 142-149.por
dc.identifier.isbn978-989-9797-82-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81446-
dc.description.abstractMuitas vezes, o ensino de Biologia apresenta um cenário de fragmentação e desconexão entre seus conteúdos. Assim, recomenda-se utilizar cladogramas para integrar o ensino sobre a biodiversidade. Tal abordagem pode ajudar a desenvolver um pensamento filogenético (do inglês, “tree thinking”), que compreende os seres vivos como parte de uma árvore evolutiva, sendo importante propiciar a formação de professores sobre este tema. Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar e analisar as possibilidades e desafios presentes no ensino sobre a diversidade dos seres vivos através do pensamento filogenético, em: (1) pesquisas sobre ensino de Ciências e Biologia; (2) entrevistas com dez professores brasileiros e dez portugueses, atuantes do 6º ao 12º ano de escolarização, verificando a influência de seus contextos em seu conhecimento e suas práticas; (3) discussões e atividades realizadas no contexto de um curso de formação contínua com professores brasileiros, para compreender quais possibilidades e desafios são mobilizados neste contexto. Neste trabalho é discutido um recorte dos dados da revisão bibliográfica e de entrevistas com cinco professoras brasileiras. Realizou-se uma busca em plataformas acadêmicas pelos termos “tree thinking”, “cladogram” e “phylogenetic tree” e suas respectivas traduções em português e espanhol, focada em artigos com relação ao ensino sobre a temática, o que resultou em 43 trabalhos, que foram lidos, com foco na metodologia, resultados, discussão e conclusões, e posteriormente categorizados. As entrevistas estão a ser videogravadas, transcritas, e analisadas a partir de elementos de procedimentos para análise de dados qualitativos e a Análise de Conteúdo. Assim, a análise envolveu: imersão nos dados, definição da categorização e unidades de registro e de contexto, codificação e contagem. As atividades e discussões do curso de formação contínua também estão a ser transcritas, tabuladas e analisadas. Até o momento, foram obtidas categorias e subcategorias sobre possibilidades e desafios relacionados com o conteúdo (construção, interpretação e comparação de cladogramas), e com a dimensão pedagógica. Até o momento, a partir das entrevistas analisadas, percebe-se que todas as professoras reconhecem a representação, utilizam-na em sala de aula e compreendem sua importância. No entanto, desafios conceituais, curriculares e pedagógicos também são encontrados, sendo alguns destes também presentes na literatura da área.por
dc.description.sponsorshipApoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001 e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo nº 2016/05843-4, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).por
dc.description.sponsorshipApoio parcial dos Fundos Nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDiversidade dos seres vivospor
dc.subjectÁrvores filogenéticaspor
dc.subjectCladogramaspor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.titleDesafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético – resultados preliminarespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/7746por
oaire.citationStartPage142por
oaire.citationEndPage149por
oaire.citationConferencePlaceLeiriapor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVI ENJIE (Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação) – Livro de Ataspor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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