Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81819

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.authorAntão, Celestepor
dc.contributor.authorCramês, Maria Luísapor
dc.date.accessioned2023-01-13T10:19:18Z-
dc.date.available2023-01-13T10:19:18Z-
dc.date.issued2022-07-16-
dc.identifier.citationCaçador Anastácio, Z., Antao, C., & Cramês, L. (2022). Adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 465–480. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2387por
dc.identifier.issn0214-9877-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81819-
dc.description.abstractEsta investigação pretendeu caraterizar a capacidade de adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professoreseeducadores-de-infância no primeiro período deconfinamento devido à COVID-19, bem como averiguar a influência de fatores individuais e socioprofissionais nessas competências pessoais. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional, com uma metodología mista de análise de dados. Aplicou-se um questionário misto, com umas questões fechadas e outras abertas, on-line, incluindo a escala Wong and Law Emotional Intelligence Scale previamente validada para a população adulta Portuguesa, assim como várias questões de caracterização sociodemográfica e outras relacionadas com a percepção de adaptação dos professores ao ensino à distância. A amostra incluiu um total de 302 professores/educadores (245 mulheres e 57 homens), predominando os grupos etários 41-50 (43.7%) e 51-60 anos (38.1%) e o nível de ensino secundário (27.8%). A dimensão de competência emocional em que os professores/educadores registaram média mais baixa foi regulação das emoções (M=3.21). Para trabalhar à distância salientaram-se dificuldades relacionadas com o domínio das tecnologias, os alunos e os métodos de ensino. Sem diferenças significativas em função do nível de ensino, notou-se dificuldade de regulação de emoções em todos os grupos, concluindo-se que esta problemática tendeu a afetar globalmente todos os professores / educadores.por
dc.description.abstractThis research aimed to characterize the ability to adapt to distance learning and the socioemotional skills of teachers and kindergarten educators in the first period of confinement due to COVID-19, as well as to investigate the influence of individual and socio-professional factors on these personal competencies. This was a crosssectional, descriptive and correlational study, with a mixed methodology of data analysis. A mixed online questionnaire was applied, with some closed and open questions, including the Wong and Law Emotional IntelligenceScale previously validated for the Portuguese adult population, as well as several questions of sociodemographic characterization and others related to the teachers’ perception of adaptation to distance learning. The sample included a total of 302 teachers/educators (245 women and 57 men), predominantly in the age groups 41-50(43.7%) and 51-60 years (38.1%) and secondary education level (27.8%). The dimension of emotional competence in which teachers/educators registered the lowest average was emotion regulation (M=3.21). For working at a distance, difficulties related to mastering technologies, students and teaching methods were highlighted.Without significant differences according to the level of education, difficulties in emotion regulation were noted in all groups, concluding that this problem tended to affect all teachers/educators globally.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducadores-de-infânciapor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEmotionspor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectEarly childood educatorspor
dc.subjectPandemicpor
dc.subjectCOVID-19-
dc.titleAdaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19por
dc.title.alternativeAdaptation to distance learning and socioemotional competencies of portuguese teachers/educators in COVID-19 lockdownpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2387por
oaire.citationStartPage465por
oaire.citationEndPage480por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBadajozpor
oaire.citationVolume2por
dc.identifier.doi10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2387por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalInternational Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicologiapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsSaúde de qualidadepor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
99.+Zélia+Caçador+Anastácio.pdf499,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID