Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81833

TítuloAnálise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19
Outro(s) título(s)Analysis of communication and interaction processes with deafblinding students and multiple disabilities in Portugal before and after COVID-19
Autor(es)Almeida, Wolney Gomes
Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveCOVID-19
Surdocegueira
Multideficiência
Comunicação
Deafblindness
Multiple disabilities
Communication
Data9-Mar-2022
EditoraUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
RevistaRevista Humanidades e Inovação
Resumo(s)A pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças emergenciais impulsionadas, os impactos causados no sistema educacional certamente foram potencializados quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva analisar o atendimento educacional dado aos alunos com surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve abrangência em território nacional através da distribuição de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos 16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/ ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas pelos professores nos processos de comunicação e interação em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na comunicação entre os professores e alunos com necessidades educativas especiais.
The pandemic caused by Covid-19 has brought consequences to the world in different social, political and economic spheres, and in proportions few of those experienced by humanity in the last century. Among the driven emergency changes, the impacts caused on the educational system were certainly enhanced when the context of care is given to students with disabilities, whose learning needs are established in different ways. This study aims to analyze the educational assistance to students with deafblindness and with multiple disabilities in Portugal in view of the pandemic impact of Covid-19. The survey had a national scope through the distribution of an online questionnaire in Portugal, having obtained 16 questionnaires referring to students with deafblindness and/or multiple disability. The results obtained showed which measures of support to learning were applied by teachers in the communication and interaction processes in students with deafblindness and multiple disabilities, and how the pandemic caused by Covid-19 has an impact on communication between teachers and students with special educational needs.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81833
e-ISSN2358-8322
Versão da editorahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4305
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida & Cruz-Santos 2022 b.pdf448,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID