Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81833
Título: | Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 |
Outro(s) título(s): | Analysis of communication and interaction processes with deafblinding students and multiple disabilities in Portugal before and after COVID-19 |
Autor(es): | Almeida, Wolney Gomes Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | COVID-19 Surdocegueira Multideficiência Comunicação Deafblindness Multiple disabilities Communication |
Data: | 9-Mar-2022 |
Editora: | Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) |
Revista: | Revista Humanidades e Inovação |
Resumo(s): | A pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao
mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas
e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela
humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças
emergenciais impulsionadas, os impactos causados no
sistema educacional certamente foram potencializados
quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes
com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se
estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva
analisar o atendimento educacional dado aos alunos com
surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e
durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve
abrangência em território nacional através da distribuição
de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos
16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/
ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais
as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas
pelos professores nos processos de comunicação e interação
em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que
forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na
comunicação entre os professores e alunos com necessidades
educativas especiais. The pandemic caused by Covid-19 has brought consequences to the world in different social, political and economic spheres, and in proportions few of those experienced by humanity in the last century. Among the driven emergency changes, the impacts caused on the educational system were certainly enhanced when the context of care is given to students with disabilities, whose learning needs are established in different ways. This study aims to analyze the educational assistance to students with deafblindness and with multiple disabilities in Portugal in view of the pandemic impact of Covid-19. The survey had a national scope through the distribution of an online questionnaire in Portugal, having obtained 16 questionnaires referring to students with deafblindness and/or multiple disability. The results obtained showed which measures of support to learning were applied by teachers in the communication and interaction processes in students with deafblindness and multiple disabilities, and how the pandemic caused by Covid-19 has an impact on communication between teachers and students with special educational needs. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81833 |
e-ISSN: | 2358-8322 |
Versão da editora: | https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4305 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almeida & Cruz-Santos 2022 b.pdf | 448,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons