Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81845

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVendruscolo, Vanissiapor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorCardoso, Fabricio Brunopor
dc.date.accessioned2023-01-13T16:12:25Z-
dc.date.available2023-01-13T16:12:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCruz-Santos A, Vendruscolo V, Cardoso FB. Acompanhamento de crianças com transtorno do processamento auditivo central através de telerreabilitação. Rev Contexto & Saúde, 2022;22(46): e13330por
dc.identifier.issn2176-7114-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81845-
dc.description.abstractA telerreabilitação é definida como o uso de um conjunto de recursos e tecnologias de informação e comunicação que possibilitam tratamento a distância. Com o avanço da tecnologia de extensa aplicabilidade, a telerreabilitação pode suprir ou minimizar as dificuldades em crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). O objetivo deste estudo consiste em comparar o desempenho das crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central por meio do uso do Programa de Treinamento Auditivo Cognitivo-PAC On-line, viabilizado na modalidade presencial e por intermédio da telerreabilitação (mediante uma plataforma WEB construída para o efeito) e seus contributos para um currículo adaptado às suas necessidades e dificuldades. A amostra foi composta por 23 crianças entre 7 e 9 anos de idade, com histórico de dificuldades escolares, 13 do Grupo I – telerreabilitação e 10 do Grupo II – treinamento auditivo acusticamente controlado em cabine, em 10 sessões de meia hora. Os testes utilizados foram PSI na condição MCI S/R -15, e DD, nas habilidades de integração e separação binaural. Pais responderam aos questionários QFisher. Os resultados evidenciam efetividade do treinamento auditivo cognitivo por meio da telerreabilitação, com desempenho equivalente ao treinamento auditivo neurocognitivo acusticamente controlado. O conteúdo da plataforma é eficaz para treinamento auditivo, tanto para treinamento auditivo acusticamente controlado quanto para telerreabilitação. O encurtamento das distâncias promovido pela telerreabilitação favorece tanto as pessoas que moram em regiões desprovidas de profissionais especialistas como aquelas que moram nas grandes cidades, favorecendo a frequência do treinamento auditivo e melhorando a aprendizagem escolar dos alunos.por
dc.description.abstractTelerehabilitation is defined as the use of a set of information and communication resources and technologies that enable remote treatment¹. With the advancement of technology of extensive applicability, telerehabilitation can supply or minimize the difficulties in children with Central Auditory Processing Disorder (CAPD). The objective of this study is to compare the performance of children with Central Auditory Processing Disorder through the use of the Cognitive Auditory Training Program-PAC Online, made possible in the face-to-face modality and through telerehabilitation (through a WEB platform built for this purpose), and their contributions to a curriculum adapted to their needs and difficulties. The sample consisted of 23 children between 7 and 9 years of age, with a history of school difficulties, 13 from Group I – telerehabilitation and 10 from Group II – acoustically controlled auditory training in a cabin, in 10 half-hour sessions. The tests used were PSI in the MCI S/R -15 condition, and DD, in the skills of binaural integration and separation. Parents responded to the QFisher questionnaires. The results show the effectiveness of cognitive auditory training through telerehabilitation, with performance equivalent to acoustically controlled neurocognitive auditory training. The platform content is effective for auditory training for both acoustically controlled auditory training and telerehabilitation. The shortening of distances promoted by telerehabilitation favors both people who live in regions without specialist professionals, as well as those who live in large cities, favoring the frequency of auditory training and improving students’ school learning.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais por meio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito dos projetos do Centro de Investigação em Estudos da Criança (Ciec) da Universidade do Minho, com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS-UNIJUÍ)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectTelerreabilitaçãopor
dc.subjectTranstorno do processamento auditivo centralpor
dc.subjectReabilitação auditivapor
dc.subjectTelerehabilitationpor
dc.subjectCentral auditory processing disorderpor
dc.subjectAuditory rehabilitationpor
dc.titleAcompanhamento de crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central por meio de telerreabilitação: resultados preliminarespor
dc.title.alternativeFollow-up of children with TPAC through tele rehabilitation: preliminary resultspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/13330por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationIssue46por
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.doi10.21527/2176-7114.2022.46.13330por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Contexto & Saúdepor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumber13330por
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vendruscolo et al 2022.pdf359,58 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID