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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Sandrapor
dc.contributor.authorSapage, Sarapor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2023-01-13T17:08:12Z-
dc.date.available2023-01-13T17:08:12Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.issn978-989-99517-3-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81850-
dc.description.abstractO desenvolvimento da comunicação, linguagem e literacia emergente é fundamental para o desenvolvimento global da criança. Por isso, dificuldades nestas áreas podem influenciar negativamente a criança, nomeadamente ao nível comportamental, socioemocional e cognitivo. Face à elevada prevalência de crianças portuguesas com dificuldades na comunicação e linguagem, bem como com dificuldades nas aprendizagens escolares, torna-se imprescindível identificar atempadamente os casos de risco que podem necessitar de intervenção. Para atender a estas necessidades estão a ser desenvolvidos e validados para a população portuguesa, dois instrumentos de rastreio/avaliação da comunicação, linguagem e literacia emergente, que permitam reconhecer crianças portuguesas em idades precoces, em risco. O Early Communication Indicator (ECI) avalia a comunicação expressiva das crianças dos 6 aos 42 meses, através da observação da interação da criança com um cuidador durante uma brincadeira semiestruturada. O Rastreio de Literacia Emergente Pré-Escolar (RaLEPE) avalia as competências de literacia emergente de crianças dos 3 aos 6 anos, através de perspetivas de pais, cuidadores ou profissionais. Neste trabalho serão apresentadas evidências preliminares, da potencialidade destes instrumentos, para a identificação das crianças portuguesas em risco de dificuldades nestas áreas. O desenvolvimento destes instrumentos contribui para a minimização das repercussões financeiras e sociais das escolas, famílias e crianças portuguesas.por
dc.description.sponsorshipTrabalho financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do Fundo Social Europeu (FSE) e de Fundos Nacionais MCTES, com as bolsas SFRH/BD/138965/2018 e SFRH/BD/138797/2018, e no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020, e do CIEd (Centro de Investigação em Educação Universidade do Minho) com os projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F138965%2F2018/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F138797%2F2018/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
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dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectLiteracia emergentepor
dc.titleRastreio e avaliação em comunicação e linguagem em idades precocespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage24por
oaire.citationEndPage34por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationLivro de atas do I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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