Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81850
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Sandra | por |
dc.contributor.author | Sapage, Sara | por |
dc.contributor.author | Cruz-Santos, Anabela | por |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T17:08:12Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T17:08:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-12 | - |
dc.identifier.issn | 978-989-99517-3-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/81850 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento da comunicação, linguagem e literacia emergente é fundamental para o desenvolvimento global da criança. Por isso, dificuldades nestas áreas podem influenciar negativamente a criança, nomeadamente ao nível comportamental, socioemocional e cognitivo. Face à elevada prevalência de crianças portuguesas com dificuldades na comunicação e linguagem, bem como com dificuldades nas aprendizagens escolares, torna-se imprescindível identificar atempadamente os casos de risco que podem necessitar de intervenção. Para atender a estas necessidades estão a ser desenvolvidos e validados para a população portuguesa, dois instrumentos de rastreio/avaliação da comunicação, linguagem e literacia emergente, que permitam reconhecer crianças portuguesas em idades precoces, em risco. O Early Communication Indicator (ECI) avalia a comunicação expressiva das crianças dos 6 aos 42 meses, através da observação da interação da criança com um cuidador durante uma brincadeira semiestruturada. O Rastreio de Literacia Emergente Pré-Escolar (RaLEPE) avalia as competências de literacia emergente de crianças dos 3 aos 6 anos, através de perspetivas de pais, cuidadores ou profissionais. Neste trabalho serão apresentadas evidências preliminares, da potencialidade destes instrumentos, para a identificação das crianças portuguesas em risco de dificuldades nestas áreas. O desenvolvimento destes instrumentos contribui para a minimização das repercussões financeiras e sociais das escolas, famílias e crianças portuguesas. | por |
dc.description.sponsorship | Trabalho financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do Fundo Social Europeu (FSE) e de Fundos Nacionais MCTES, com as bolsas SFRH/BD/138965/2018 e SFRH/BD/138797/2018, e no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020, e do CIEd (Centro de Investigação em Educação Universidade do Minho) com os projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F138965%2F2018/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F138797%2F2018/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Literacia emergente | por |
dc.title | Rastreio e avaliação em comunicação e linguagem em idades precoces | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 24 | por |
oaire.citationEndPage | 34 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Livro de atas do I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ATAS I CIIIPEE 2022 ferreira et al 2022.pdf | 95,94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |