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dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2023-02-08T09:37:18Z-
dc.date.available2023-02-08T09:37:18Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.identifier.citationPacheco, J.A. (2023). Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia. In Conselho Nacional de Educação. In Conselho Nacional de Educação, Estado da Educação 2021 (pp. 340-355). Lisboa: Conselho Nacional da Educação (CNE).por
dc.identifier.issn1647-8541-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/82563-
dc.description.abstractQualquer análise do estado da educação apenas pode ser compreendida na diversidade de perspetivas assumidas por pessoas com responsabilidades distintas, em função do tempo, do espaço e dos projetos de educação e formação. Estas três últimas coordenadas definem aquilo a que se pode chamar currículo – essa permanente construção em torno do conhecimento – mais conhecido, na realidade portuguesa, por Desenvolvimento Curricular. A discussão teórico‑conceptual do currículo assume um carácter híbrido na sua relação com a didática geral, com a formação de educadores e professores e com áreas interdisciplinares da educação, em particular, e com as ciências sociais e humanas, em geral. Como área ou campo de conhecimento (Bourdieu, 2004), os Estudos Curriculares assumem uma discussão epistemológica em torno do conhecimento, destacando‑se os contributos da Administração, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia (Tyler, 1949; Young, 2010; Foucault, 2013; Pinar, 2007, 2013). Segundo Foucault (2013), o entendimento de um foco de experiência – entrando o currículo nessa asserção – está relacionado com formas de conhecimento, poder e subjetividade, ou seja, com conteúdos de projetos de educação e formação, com governamentalidades ou processos de gestão e com modos de subjetivação que conferem sentido à educação. Assim, neste texto, analisamos tempos de currículo marcados pela discussão teórico‑conceptual, numa revisão do estado da arte dos Estudos Curriculares e num percurso através de paradigmas e teorias curriculares, e analisamos, em Portugal, a arquitetura curricular para a educação básica através de uma leitura interpretativa à luz das políticas educativas e curriculares, sem descurar uma análise do currículo em tempos de pandemia e pós‑pandemia.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherConselho Nacional de Educaçãopor
dc.relationFCT (PTDC/CED-EDG/30410/2017).Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal.por
dc.relationUID/CED/1661/2013por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F1661%2F2016/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPós-pandemiapor
dc.subjectTransformaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleCurrículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia.por
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.cnedu.pt/content/EE2021/EE2021-Web_site.pdfpor
oaire.citationStartPage340por
oaire.citationEndPage355por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleEstado da Educação 2021por
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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