Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/82563
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T09:37:18Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T09:37:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-25 | - |
dc.identifier.citation | Pacheco, J.A. (2023). Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia. In Conselho Nacional de Educação. In Conselho Nacional de Educação, Estado da Educação 2021 (pp. 340-355). Lisboa: Conselho Nacional da Educação (CNE). | por |
dc.identifier.issn | 1647-8541 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/82563 | - |
dc.description.abstract | Qualquer análise do estado da educação apenas pode ser compreendida na diversidade de perspetivas assumidas por pessoas com responsabilidades distintas, em função do tempo, do espaço e dos projetos de educação e formação. Estas três últimas coordenadas definem aquilo a que se pode chamar currículo – essa permanente construção em torno do conhecimento – mais conhecido, na realidade portuguesa, por Desenvolvimento Curricular. A discussão teórico‑conceptual do currículo assume um carácter híbrido na sua relação com a didática geral, com a formação de educadores e professores e com áreas interdisciplinares da educação, em particular, e com as ciências sociais e humanas, em geral. Como área ou campo de conhecimento (Bourdieu, 2004), os Estudos Curriculares assumem uma discussão epistemológica em torno do conhecimento, destacando‑se os contributos da Administração, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia (Tyler, 1949; Young, 2010; Foucault, 2013; Pinar, 2007, 2013). Segundo Foucault (2013), o entendimento de um foco de experiência – entrando o currículo nessa asserção – está relacionado com formas de conhecimento, poder e subjetividade, ou seja, com conteúdos de projetos de educação e formação, com governamentalidades ou processos de gestão e com modos de subjetivação que conferem sentido à educação. Assim, neste texto, analisamos tempos de currículo marcados pela discussão teórico‑conceptual, numa revisão do estado da arte dos Estudos Curriculares e num percurso através de paradigmas e teorias curriculares, e analisamos, em Portugal, a arquitetura curricular para a educação básica através de uma leitura interpretativa à luz das políticas educativas e curriculares, sem descurar uma análise do currículo em tempos de pandemia e pós‑pandemia. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Conselho Nacional de Educação | por |
dc.relation | FCT (PTDC/CED-EDG/30410/2017).Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal. | por |
dc.relation | UID/CED/1661/2013 | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F1661%2F2016/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Pós-pandemia | por |
dc.subject | Transformação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia. | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.cnedu.pt/content/EE2021/EE2021-Web_site.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 340 | por |
oaire.citationEndPage | 355 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Estado da Educação 2021 | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Currículo mudanças transformadoras em tempos de (pós)pandemia.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons