Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84401
Título: | Pedagogia baseada em projetos multidisciplinares: das experiências em torno do arvoredo à criação de conteúdos multilingues em suporte digital |
Autor(es): | Cunha, Ana Curado, Ana Lúcia Cea Álvarez, Ana María Araújo, Sílvia |
Palavras-chave: | Geolearning Multilinguismo Competência digital |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Citação: | Cunha, A, Curado, A. L., Cea Álvarez, A. M., Araújo, S. (2022). Pedagogia baseada em projetos multidisciplinares: das experiências em torno do arvoredo à criação de conteúdos multilingues em suporte digital. Livro de Atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp. 188-195. |
Resumo(s): | Neste artigo descreve-se uma experiência pedagógica, transdisciplinar, que teve como ponto de partida “Um passeio pelo outono”. A partir deste percurso pedonal por árvores caducifólias no Campus de Gualtar surgiu um projeto que permitiu explorar aspetos linguísticos, etimológicos, botânicos e tecnológicos. Deste modo, foram criadas aprendizagem imersivas, permitindo a construção de um conhecimento holístico, com foco em árvores comuns da flora urbana. Estiveram envolvidas disciplinas como o Latim, o Espanhol, a Biologia Vegetal e as Humanidades Digitais, e estudantes de vários cursos e escolas da UMinho. Os principais objetivos eram: (a) ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o meio onde se inserem; (b) aumentar a motivação através de uma prática pedagógica que promove a autonomia enquanto especialistas de áreas específicas; (c) desenvolver o conhecimento científico e cultural sobre diferentes espécies arbóreas do Campus; (d) promover a criatividade e a escrita criativa e multilingue; (e) construir, de maneira integrada e colaborativa, conteúdos em suporte digital (que resultasse numa aplicação inclusiva para telemóvel) potenciando a alfabetização digital; (f) expandir a experiência emocional e sensorial dos utilizadores. Ao longo deste artigo, iremos revelar como as várias etapas desta experiência pedagógica resultaram numa aprendizagem global que implicaram o cruzamento de campos científicos distintos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84401 |
Versão da editora: | https://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos em livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo1105_CNaPPES.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |