Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84401

TítuloPedagogia baseada em projetos multidisciplinares: das experiências em torno do arvoredo à criação de conteúdos multilingues em suporte digital
Autor(es)Cunha, Ana
Curado, Ana Lúcia
Cea Álvarez, Ana María
Araújo, Sílvia
Palavras-chaveGeolearning
Multilinguismo
Competência digital
Data2022
EditoraUniversidade de Aveiro
CitaçãoCunha, A, Curado, A. L., Cea Álvarez, A. M., Araújo, S. (2022). Pedagogia baseada em projetos multidisciplinares: das experiências em torno do arvoredo à criação de conteúdos multilingues em suporte digital. Livro de Atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp. 188-195.
Resumo(s)Neste artigo descreve-se uma experiência pedagógica, transdisciplinar, que teve como ponto de partida “Um passeio pelo outono”. A partir deste percurso pedonal por árvores caducifólias no Campus de Gualtar surgiu um projeto que permitiu explorar aspetos linguísticos, etimológicos, botânicos e tecnológicos. Deste modo, foram criadas aprendizagem imersivas, permitindo a construção de um conhecimento holístico, com foco em árvores comuns da flora urbana. Estiveram envolvidas disciplinas como o Latim, o Espanhol, a Biologia Vegetal e as Humanidades Digitais, e estudantes de vários cursos e escolas da UMinho. Os principais objetivos eram: (a) ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o meio onde se inserem; (b) aumentar a motivação através de uma prática pedagógica que promove a autonomia enquanto especialistas de áreas específicas; (c) desenvolver o conhecimento científico e cultural sobre diferentes espécies arbóreas do Campus; (d) promover a criatividade e a escrita criativa e multilingue; (e) construir, de maneira integrada e colaborativa, conteúdos em suporte digital (que resultasse numa aplicação inclusiva para telemóvel) potenciando a alfabetização digital; (f) expandir a experiência emocional e sensorial dos utilizadores. Ao longo deste artigo, iremos revelar como as várias etapas desta experiência pedagógica resultaram numa aprendizagem global que implicaram o cruzamento de campos científicos distintos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84401
Versão da editorahttps://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo1105_CNaPPES.pdf2,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID