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https://hdl.handle.net/1822/85209
Título: | Avaliação das aprendizagens em ciências: opiniões de professores do ensino secundário sobre os resultados da avaliação interna e externa |
Autor(es): | Dourado, Luís Leite, Laurinda |
Data: | Abr-2023 |
Editora: | Cortez Editora |
Citação: | Dourado, L., & Leite, L. (2023). Avaliação das aprendizagens em ciências: opiniões de professores do ensino secundário sobre os resultados da avaliação interna e externa. In L. Tolentino-Neto e M. Amestoy (Orgs.), Avaliações externas na Educação Básica: contextos, políticas e desafios. São Paulo: Editora Cortez. |
Resumo(s): | [Excerto] Em sistemas competitivos, baseados na meritocracia, quem consegue um lugar, seja no ensino superior, seja no emprego, são os melhores. Eles são identificados à custa de processos de avaliação seguidos de classificação, corno definidos por Ribeiro (1997), a qual permite a ordenação dos avaliados numa escala de mérito relativo. A identificação inquestionável dos melhores exigiria que fossem usados os mesmos critérios de avaliação e que eles fossem aplicados da mesma forma para todos os alunos, o que não é expetável que aconteça num processo dependente de cada professor e de cada escola de um dado país. Esses aspectos são críticos para o acesso ao ensino superior, situação em que uma centésima pode significar não entrar no curso que se pretende ou até mesmo não entrar na universidade. [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85209 |
ISBN: | 978-65-5555-352-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Capítulo_Brasil.pdf Acesso restrito! | 5,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |