Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85209

TítuloAvaliação das aprendizagens em ciências: opiniões de professores do ensino secundário sobre os resultados da avaliação interna e externa
Autor(es)Dourado, Luís
Leite, Laurinda
DataAbr-2023
EditoraCortez Editora
CitaçãoDourado, L., & Leite, L. (2023). Avaliação das aprendizagens em ciências: opiniões de professores do ensino secundário sobre os resultados da avaliação interna e externa. In L. Tolentino-Neto e M. Amestoy (Orgs.), Avaliações externas na Educação Básica: contextos, políticas e desafios. São Paulo: Editora Cortez.
Resumo(s)[Excerto] Em sistemas competitivos, baseados na meritocracia, quem consegue um lugar, seja no ensino superior, seja no emprego, são os melhores. Eles são identificados à custa de processos de avaliação seguidos de classificação, corno definidos por Ribeiro (1997), a qual permite a ordenação dos avaliados numa escala de mérito relativo. A identificação inquestionável dos melhores exigiria que fossem usados os mesmos critérios de avaliação e que eles fossem aplicados da mesma forma para todos os alunos, o que não é expetável que aconteça num processo dependente de cada professor e de cada escola de um dado país. Esses aspectos são críticos para o acesso ao ensino superior, situação em que uma centésima pode significar não entrar no curso que se pretende ou até mesmo não entrar na universidade. [...]
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85209
ISBN978-65-5555-352-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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