Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86339

TítuloMetodologias de ensino da guitarra em Portugal: o ensino instrumental em grupo e a aprendizagem informal
Outro(s) título(s)Methodologies of guitar teaching in Portugal: group instrumental teaching and informal learning
Autor(es)Pacheco, António
Palavras-chaveEducação musical
Guitarra
Ensino instrumental em grupo
Música de conjunto
Tipologias musicais
Music education
Guitar
Instrumental education in group
Ensemble music
Musical typologies
Data3-Ago-2023
EditoraEumed.net
RevistaContribuciones a las Ciencias Sociales (CLCS)
CitaçãoRibeiro, A. J. P. (2023). Metodologias de ensino da guitarra em Portugal: o ensino instrumental em grupo e a aprendizagem informal. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, São José dos Pinhais, v. 16, n. 8, pp. 8865–8883. DOI: 10.55905/revconv.16n.8-040.
Resumo(s)Esta reflexão centra-se no ensino da guitarra nas escolas especializadas de música em Portugal. Faz uma breve contextualização, Experiência Pedagógica de 1971, inserção no sistema geral de ensino, mencionando o programa e formas de avaliação. Menciona a reestruturação de 2009 e a introdução do ensino instrumental em grupo. Refere as metodologias associadas ao ensino não formal e informal e às tipologias musicais populares. O objetivo principal é consciencializar para a necessidade de introduzir no currículo musical outras formas de ensinar e aprender e outras músicas do mundo que respondam às perspetivas da população escolar que frequenta este tipo de ensino.
This reflection focuses on the teaching of the guitar in specialized music schools in Portugal. Makes a brief contextualization, Pedagogical Experience of 1971, insertion in the general education system, mentioning the program and forms of assessment. Mentions the restructuring of 2009 and the introduction of instrumental group teaching. It mentions the methodologies associated with non-formal and informal teaching and popular music typologies. The main objective is to raise awareness of the need to introduce into the music curriculum other ways of teaching and learning and other world musics that respond to the perspectives of the school population attending this type of education.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86339
DOI10.55905/revconv.16n.8-040
ISSN1988-7833
Versão da editorahttps://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1191
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Metodologias de ensino da guitarra....pdf409,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID