Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86587

TítuloTodos em carreiro até ao formigueiro
Autor(es)Nobre, Alexandra
Palavras-chaveMetodo científico
Educação pré escolar
Formigas
Ciencias
Data2023
Resumo(s)O projeto teve início com a leitura e a exploração da história “O Urso Formigueiro” de Luísa Ducla Soares, após as quais as crianças estabeleceram um diálogo sobre as formigas e demonstraram curiosidade e interesse em saber mais sobre elas. Na ótica da tipologia de trabalho desenvolvido ao nível do Pré-Escolar, as crianças primeiramente expressaram as suas ideias e, a partir delas, perspetivou-se a emergência de um trabalho de projeto, inicialmente executado em pequenos grupos e depois partilhado no grupo alargado das crianças de 3 a 5 anos. Toda a exploração teve como meta a resposta a quatro grandes questões: “Como são as formigas?”; “O que é o formigueiro”; “Quem vive no formigueiro?”; “O que fazem as formigas?”. No decorrer deste estudo aprofundado, as crianças tiveram a oportunidade de saber mais sobre estes animais e o seu modo de vida, através da exploração orientada de enciclopédias disponíveis na sala e na biblioteca do Colégio e de livros e materiais enviados pelas famílias. Esta exporação levou à saída da sala de aula para observação das formigas na natureza, seguindo-se a observação de um formigueiro artificcial disponibilizado pelo STOL/Dep. Biologia (Universidade do Minho) numa visita planeada ao colégio, onde também foram mostrados novos materiais e criadas algumas dinâmicas de grupo. O entusiasmo gerado nas crianças espoletou a aquisição de um formigueiro para observação permanente na sala, com consequentes registos e inferência de ilações. Todo o processo foi acompanhado com o recurso à expressão plástica e artística (desenho, recorte, pintura, modelagem e música) com linguagem e expressão oral como pano de fundo e a criação de portefólios individuais que testemunham a evolução de cada criança. Durante o processo, o STOL/Dep BIologia acompanhou a objetivação da comunicação de Ciência entre as crianças e familiares.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86587
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VIII encontro CCiências_Formigas.pdf504,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Formigas.pdf556,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID