Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87210

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Patrícia Guiomar Sousapor
dc.contributor.authorLeite, Gabrielapor
dc.date.accessioned2023-11-10T09:04:07Z-
dc.date.available2023-11-10T09:04:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGuiomar, P., & Leite, G. (2023). Formação em mediação: Perceção de ex-estudantes do mestrado em mediação educacional. In A. M. C. Silva, P. Guiomar, S. Cunha & I. Macedo (Eds.), (Re)Pensar a formação em mediação: Contributos nacionais e internacionais, pp. 65–80. UMinho Editora. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.78.5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87210-
dc.description.abstractEm Portugal, a mediação tem tido um percurso ambíguo, em parte, devido às diversas e distintas opções de formação disponibilizadas na área, quer de natureza breve e intensiva, quer ao nível universitário e não universitário. É, por isso, emergente refletir sobre os tipos de formação existente no âmbito da mediação e perceber como estes podem e devem ser (re)estruturados por forma a garantir a qualidade, adequação e pertinência da atuação profissional dos mediadores face aos desafios sociais atuais. Perante este cenário, neste artigo analisam-se as perceções de ex-estudantes de um mestrado em mediação relativamente ao que estes consideram da sua formação e aspetos a repensar para garantir a qualidade da sua intervenção. Privilegiou-se uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa junto de 14 participantes recém-formados. Foi aplicado o inquérito como instrumento de recolha de dados. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva e à análise temática. Os principais resultados revelam que os ex-estudantes se interessaram pelo mestrado devido à pertinência do plano curricular e às potencialidades da mediação aos níveis social e profissional. Na perspetiva destes, o mestrado está bem organizado, no entanto, consideram necessário aprofundar os conteúdos existentes, assim como adicionar temáticas relacionadas com a comunicação, educação emocional e multiculturalidade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUMinho Editorapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectMestradopor
dc.subjectRecém-formadospor
dc.subjectMediaçãopor
dc.titleFormação em mediação: perceção de ex-estudantes do Mestrado em Mediação Educacionalpor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/78por
dc.commentsAdicionar também nas coleções da UMinho Editorapor
oaire.citationStartPage65por
oaire.citationEndPage80por
dc.identifier.doi10.21814/uminho.ed.78.5por
dc.identifier.eisbn978-989-9074-15-6por
sdum.bookTitle(Re)Pensar a formação em mediação: contributos nacionais e internacionaispor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
UMinho Editora - Capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4.Formação+em+Mediação_Perceção+de+Ex-Estudantes.pdfPT1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID