Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87213
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Sílvia Marina Silva | por |
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Costa e | por |
dc.contributor.author | Torrego, Juan Carlos | por |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T09:53:49Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T09:53:49Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Cunha, S., Silva, A. M. C., & Torrego, J. C. (2023). Mediação e convivência nos contextos educativos: Socialização e (trans) formação em ação para uma educação de qualidade. In A. M. C. Silva, P. Guiomar, S. Cunha & I. Macedo (Eds.), (Re)Pensar a formação em mediação: Contributos nacionais e internacionais, pp. 181–201 . UMinho Editora. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.78.13 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/87213 | - |
dc.description.abstract | No contexto escolar, indivíduos com caraterísticas distintas interagem e convivem. Dessa convivência podem resultar conflitos que afetem o quotidiano escolar e as pessoas que nele estão envolvidas. A escola deve reconhecer o seu papel nestas in-terações e promover iniciativas que respondam, preventivamente, a estas situações. Com o objetivo de se compreender os contributos dos programas de convivência e mediação, progressivamente implementados nas escolas, realizou-se uma investi-gação utilizando procedimentos de recolha de dados quanti-qualitativos em dois contextos educativos formais de dois países: Portugal e Espanha. Para o efeito, foi construído e aplicado um questionário a alunos, encarregados de educação e pro-fessores. Neste trabalho apresentam-se aspetos teóricos sobre o tema, bem como alguns resultados preliminares obtidos através do questionário. Os participantes na investigação reconhecem a importância de a escola trabalhar (a par dos saberes cognitivos) a convivência, bem como o contributo da mediação para a promoção de uma educação de qualidade e de um maior sentido de justiça na escola. Os resul-tados apontam também para a importância de um plano de convivência dotado de estratégias de mediação para o desenvolvimento de habilidades relacionais, e o diá-logo cooperativo e a mediação são as estratégias mais valorizadas pelos inquiridos para garantir uma boa convivência na escola. | por |
dc.description.sponsorship | Projeto de investigação financiado pela FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/118361/2016) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | Convivência | por |
dc.subject | Educação de qualidade | por |
dc.subject | (Trans)formação | por |
dc.title | Mediação e convivência nos contextos educativos: Socialização e (Trans) formação em ação para uma educação de qualidade | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/78 | por |
dc.comments | Adicionar também nas coleções da UMinho Editora | por |
oaire.citationStartPage | 181 | por |
oaire.citationEndPage | 201 | por |
dc.identifier.doi | 10.21814/uminho.ed.78.13 | por |
dc.identifier.eisbn | 978-989-9074-15-6 | por |
sdum.bookTitle | (Re)Pensar a formação em mediação: Contributos nacionais e internacionais | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters UMinho Editora - Capítulos de livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
12.Mediação+e+Convivência.pdf | PT | 412,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons