Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87234

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Carolina Maria Boccuzzipor
dc.contributor.authorCalegari, Andreia dos Santospor
dc.contributor.authorSoares, João Paulo Reispor
dc.contributor.authorAlmeida, Ester Aparecida Ely depor
dc.contributor.authorJorge, Jéssicapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça S.por
dc.contributor.authorFranzolini, Fernandapor
dc.date.accessioned2023-11-14T13:16:54Z-
dc.date.available2023-11-14T13:16:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSantana, C.M.B., Calegari, A.S., Soares, J.P.R., Almeida, E.A.E., Jorge, J., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2023). Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes [Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions] Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, 19 (42), 270-299por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87234-
dc.description.abstractSendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos.por
dc.description.abstractSince knowledge about evolution is central to understanding biodiversity, this paper aimed to understand: (i) students' interests in biological evolution; (ii) their explanations for the differences and similarities among organisms; and (iii) how the didactic materials they use explore issues related to adaptations. Students were sampled through of maximum variation criterion. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews, and a matrix for recording the attributes identified in textbooks. The results indicate that students understand that the environment plays a role in biodiversity, but they present teleological and finalist explanations. Textbooks can present the connection between organisms and their adaptations; however, it is essential to avoid promoting a teleological and ahistorical approach. Furthermore, students demonstrate an interest in studying evolution, which may help contextualize biodiversity knowledge in future didactic materials.por
dc.description.sponsorshipO presente trabalho foi realizado com apoio do processo nº 2018/21756-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). processo nº 2019/08689-4, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2016/05843-4 Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (Projetos FCT UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020, Portugal). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Pará (UFPA)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEvolução biológicapor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectConcepções dos estudantespor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectAdaptationpor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectBiological evolutionpor
dc.subjectStudent conceptionspor
dc.subjectStudent interestspor
dc.titleEvolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantespor
dc.title.alternativeEvolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptionspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14594por
oaire.citationStartPage270por
oaire.citationEndPage299por
oaire.citationIssue42por
oaire.citationVolume19por
dc.identifier.eissn2317-5125-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalAmazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Amazonia_BiodiversLivrosDidaticos.pdf209,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID