Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87234
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Carolina Maria Boccuzzi | por |
dc.contributor.author | Calegari, Andreia dos Santos | por |
dc.contributor.author | Soares, João Paulo Reis | por |
dc.contributor.author | Almeida, Ester Aparecida Ely de | por |
dc.contributor.author | Jorge, Jéssica | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça S. | por |
dc.contributor.author | Franzolini, Fernanda | por |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T13:16:54Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T13:16:54Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Santana, C.M.B., Calegari, A.S., Soares, J.P.R., Almeida, E.A.E., Jorge, J., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2023). Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes [Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions] Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, 19 (42), 270-299 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/87234 | - |
dc.description.abstract | Sendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos. | por |
dc.description.abstract | Since knowledge about evolution is central to understanding biodiversity, this paper aimed to understand: (i) students' interests in biological evolution; (ii) their explanations for the differences and similarities among organisms; and (iii) how the didactic materials they use explore issues related to adaptations. Students were sampled through of maximum variation criterion. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews, and a matrix for recording the attributes identified in textbooks. The results indicate that students understand that the environment plays a role in biodiversity, but they present teleological and finalist explanations. Textbooks can present the connection between organisms and their adaptations; however, it is essential to avoid promoting a teleological and ahistorical approach. Furthermore, students demonstrate an interest in studying evolution, which may help contextualize biodiversity knowledge in future didactic materials. | por |
dc.description.sponsorship | O presente trabalho foi realizado com apoio do processo nº 2018/21756-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). processo nº 2019/08689-4, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2016/05843-4 Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (Projetos FCT UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020, Portugal). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará (UFPA) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Livros didáticos | por |
dc.subject | Evolução biológica | por |
dc.subject | Manuais escolares | por |
dc.subject | Concepções dos estudantes | por |
dc.subject | Adaptação | por |
dc.subject | Adaptation | por |
dc.subject | Textbooks | por |
dc.subject | Biological evolution | por |
dc.subject | Student conceptions | por |
dc.subject | Student interests | por |
dc.title | Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes | por |
dc.title.alternative | Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14594 | por |
oaire.citationStartPage | 270 | por |
oaire.citationEndPage | 299 | por |
oaire.citationIssue | 42 | por |
oaire.citationVolume | 19 | por |
dc.identifier.eissn | 2317-5125 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amazonia_BiodiversLivrosDidaticos.pdf | 209,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons