Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87319

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalvespor
dc.contributor.authorSeabra, Filipapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2023-11-24T11:10:39Z-
dc.date.available2023-11-24T11:10:39Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.date.submitted2023-05-10-
dc.identifier.citationMiranda, H. M., Seabra, F., & Pacheco, J. A. (2023). Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação? Práxis Educativa,18,1-18. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21863.065por
dc.identifier.issn1809-4031por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87319-
dc.description.abstractA Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo, nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”. Assim, este estudo visou perceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios. A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteúdo, tendo como corpus de análise dez relatórios de AEE, ressaltou a ambiguidade da expressão “regulação por pares” e evidenciou, entre outros resultados, a existência de práticas ativas de colaboração docente, consideradas mais-valias para a qualidade educativa das suas escolas, mas também limitações. Nestas, o foco foi a dificuldade em assumir a colaboração como caminho essencial, sendo, em boa parte dos relatórios analisados, um fator a carecer melhoria. Concluiu-se que as práticas de trabalho colaborativo carecem de mais tempo para a sua implementação e que o conceito de regulação por pares necessita de ser discutido e clarificado nas escolas.por
dc.description.abstractThe External Evaluation of Schools (EES) in Portugal focuses, in its current III Cycle, on the improvement processes sustained in teaching practices and introduces the concept of “regulation and collaborative work”. Thus, this study aimed to understand how this nomenclature was translated, by the EES teams, in their reports. The investigation, based on a descriptive, interpretative, content analysis methodology, having ten EES reports as analysis corpus, highlighted the ambiguity of the expression “peer regulation” and showed, among other results, the existence of active practices of teaching collaboration, considered added-value for the educational quality of their schools, but also limitations. Among these, the focus was on the difficulty in assuming collaboration as an essential path, being, in most of the reports analysed, a factor in need of improvement. It was concluded that collaborative work practices need more time to be implemented and that the concept of peer regulation needs to be discussed and clarified in school.por
dc.description.abstractLa Evaluación Externa de las Escuelas (AEE) en Portugal incide, en su actual III Ciclo, en los procesos de mejora sostenidos en las prácticas docentes e introduce el concepto de “regulación y trabajo colaborativo”. Este estudio tuvo como objetivo percibir cómo esta nomenclatura habrá sido traducida por los equipos de la AEE, en sus informes. La investigación, apoyada en una metodología descriptiva, interpretativa, de análisis de contenido, teniendo como corpus de análisis diez informes AEE, destacó la ambigüedad de la expresión “regulación por pares” y mostró, entre otros resultados, la existencia de prácticas activas de colaboración docente, consideradas de mayor valor para la calidad educativa de sus escuelas, pero también limitaciones. En estas, el foco estaba en la dificultad de asumir la colaboración como camino esencial, siendo, en gran parte de los informes analizados, un factor a carecer de mejora. Se concluyó que las prácticas de trabajo colaborativo necesitan más tiempo para su implementación y que el concepto de regulación por pares necesita ser discutido y aclarado en las escuelas.por
dc.description.sponsorshipEsta pesquisa foi financiada por fundos nacionais através da FCT—Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P., pelos projetos UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)por
dc.relationPTDC/CED-EDG/30410/2017por
dc.relationUIDB/04372/2020por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAvaliação externa das escolaspor
dc.subjectRegulação por parespor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectExternal evaluation of schoolspor
dc.subjectPeer regulationpor
dc.subjectCollaborative workpor
dc.subjectEvaluación externa de las escuelaspor
dc.subjectRegulación por parespor
dc.subjectTrabajo colaborativopor
dc.titleAvaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?por
dc.title.alternativeExternal evaluation of schools, peer regulation, collaborative work, and educational quality: What is the relationship?por
dc.title.alternativeEvaluación externa de las escuelas, regulación por pares, trabajo colaborativo y calidad educativa: ¿cuál es la relación?por
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21863por
oaire.citationVolume18por
dc.identifier.eissn1809-4309por
dc.identifier.doi10.5212/PraxEduc.v.18.21863.065por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalPráxis Educativapor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumbere21863por
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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