Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87319

TítuloAvaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?
Outro(s) título(s)External evaluation of schools, peer regulation, collaborative work, and educational quality: What is the relationship?
Evaluación externa de las escuelas, regulación por pares, trabajo colaborativo y calidad educativa: ¿cuál es la relación?
Autor(es)Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves
Seabra, Filipa
Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveAvaliação externa das escolas
Regulação por pares
Trabalho colaborativo
External evaluation of schools
Peer regulation
Collaborative work
Evaluación externa de las escuelas
Regulación por pares
Trabajo colaborativo
Data13-Jul-2023
EditoraUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
RevistaPráxis Educativa
CitaçãoMiranda, H. M., Seabra, F., & Pacheco, J. A. (2023). Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação? Práxis Educativa,18,1-18. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21863.065
Resumo(s)A Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo, nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”. Assim, este estudo visou perceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios. A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteúdo, tendo como corpus de análise dez relatórios de AEE, ressaltou a ambiguidade da expressão “regulação por pares” e evidenciou, entre outros resultados, a existência de práticas ativas de colaboração docente, consideradas mais-valias para a qualidade educativa das suas escolas, mas também limitações. Nestas, o foco foi a dificuldade em assumir a colaboração como caminho essencial, sendo, em boa parte dos relatórios analisados, um fator a carecer melhoria. Concluiu-se que as práticas de trabalho colaborativo carecem de mais tempo para a sua implementação e que o conceito de regulação por pares necessita de ser discutido e clarificado nas escolas.
The External Evaluation of Schools (EES) in Portugal focuses, in its current III Cycle, on the improvement processes sustained in teaching practices and introduces the concept of “regulation and collaborative work”. Thus, this study aimed to understand how this nomenclature was translated, by the EES teams, in their reports. The investigation, based on a descriptive, interpretative, content analysis methodology, having ten EES reports as analysis corpus, highlighted the ambiguity of the expression “peer regulation” and showed, among other results, the existence of active practices of teaching collaboration, considered added-value for the educational quality of their schools, but also limitations. Among these, the focus was on the difficulty in assuming collaboration as an essential path, being, in most of the reports analysed, a factor in need of improvement. It was concluded that collaborative work practices need more time to be implemented and that the concept of peer regulation needs to be discussed and clarified in school.
La Evaluación Externa de las Escuelas (AEE) en Portugal incide, en su actual III Ciclo, en los procesos de mejora sostenidos en las prácticas docentes e introduce el concepto de “regulación y trabajo colaborativo”. Este estudio tuvo como objetivo percibir cómo esta nomenclatura habrá sido traducida por los equipos de la AEE, en sus informes. La investigación, apoyada en una metodología descriptiva, interpretativa, de análisis de contenido, teniendo como corpus de análisis diez informes AEE, destacó la ambigüedad de la expresión “regulación por pares” y mostró, entre otros resultados, la existencia de prácticas activas de colaboración docente, consideradas de mayor valor para la calidad educativa de sus escuelas, pero también limitaciones. En estas, el foco estaba en la dificultad de asumir la colaboración como camino esencial, siendo, en gran parte de los informes analizados, un factor a carecer de mejora. Se concluyó que las prácticas de trabajo colaborativo necesitan más tiempo para su implementación y que el concepto de regulación por pares necesita ser discutido y aclarado en las escuelas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87319
DOI10.5212/PraxEduc.v.18.21863.065
ISSN1809-4031
e-ISSN1809-4309
Versão da editorahttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21863
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo+Helena_Filipa_Pacheco_13+jul+2023.pdf492,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID