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dc.contributor.advisorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.authorFerreira, Vânia Maria Belizpor
dc.date.accessioned2023-11-28T13:23:11Z-
dc.date.available2023-11-28T13:23:11Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87365-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Saúde Infantil)por
dc.description.abstractAs investigações apontam para o desconhecimento das crianças e para as dificuldades de quem as educa como os principais desafios à educação para a sexualidade a partir da idade pré-escolar. As famílias parecem reconhecer a importância da educação para a sexualidade, mas a sua abordagem, com as crianças mais novas, continua a ser difícil. As/os educadoras/es de infância têm uma função importante relativamente à educação sexual, pela afetividade que estabelecem com as crianças, pela sua proximidade no quotidiano e pelo efeito de modelagem comportamental que exercem. Tendo em conta a importância da família e das/os profissionais, tivemos como principal objetivo investigar as conceções de famílias e de educadoras/es de infância em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento da sexualidade nas crianças em idade pré-escolar. Para esta investigação utilizámos dois questionários que traduzimos, para as/os educadoras/es utilizou-se o Questionário de Educação Sexual para Educadoras/es de Infância (QESEI), que resultou da tradução do original The Questionnaire on Young Children's Sexual Learning; para as famílias utilizou-se o Questionário de Parentalidade e Sexualidade Infantil (QPSI), que resultou da tradução do original Parenting and Child Sexuality Questionnaire (QPSI). Esta investigação seguiu a metodologia de investigação-ação, respondendo os participantes (414 profissionais de educação pré-escolar; 285 famílias), na fase de diagnóstico, aos questionários. Após a análise dos dados e obtidos os resultados desta fase, passou-se ao planeamento e foram criadas e divulgadas duas oficinas de formação em que participaram 59 mães e pais e 92 educadoras de infância. As oficinas foram precedidas do preenchimento dos questionários repetindo-se a aplicação após o seu término. Os dados foram analisados através do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS, versão 27.0). Na fase de diagnóstico, os resultados relativos a atitudes, conceções e conforto das/dos educadoras/es de infância relacionados com a educação para a sexualidade, das crianças, revelaram-se positivos, com estas variáveis a apresentarem valores médios nas respetivas escalas de avaliação. A maior diferença em relação à escala original observou-se nas atitudes e crenças, cujos valores atuais foram mais positivos. Todavia, os resultados apontam para a necessidade de formação para melhorar o conhecimento destas/es profissionais, uma vez que apenas 29% referiu ter participado em ações de curta duração, e apenas 6% referiu ter realizado ações com duração de 25 horas. Em relação às famílias, a perceção do conhecimento é positiva com a maior parte da amostra a responder ter conhecimento adequado e saber o que as crianças precisam saber sobre sexualidade (54% e 51.6% respetivamente). A principal fonte de conhecimento das famílias sobre sexualidade foi a Internet, pelo que esta poderá ser uma mais-valia na informação a disponibilizar a este grupo. Verificou-se, ainda, que o conhecimento influencia positivamente a confiança das famílias na comunicação com as suas crianças sobre a sexualidade. No momento de avaliação, os resultados sobre as conceções dos profissionais e das famílias após a participação na oficina de formação melhoraram significativamente, o que comprova a importância da formação e como esta pode ser uma ferramenta importante para a abordagem das temáticas da sexualidade com as crianças a partir da idade pré-escolar.por
dc.description.abstractInvestigations point to the lack of knowledge of children and the difficulties of those who educate them as the main challenges to sexuality education from preschool age onwards. Families seem to recognize the importance of sexuality education but addressing it with younger children remains difficult. Kindergarten teachers play an important role regarding sex education, due to the affection they establish with children, their closeness in everyday life and the behavioral modeling effect they exercise. Considering the importance of the family and the professionals, our main objective was to investigate the conceptions of families and kindergarten teachers in relation to the learning and development of sexuality in preschool children. For this investigation we used two questionnaires that we translated, for the educators we used the Questionário de Educação Sexual para Educadoras/es de Infância (QESEI), which resulted from the translation of the original Questionnaire on Young Children's Sexual Learning (QESEI); for the families, the Parenting and Child Sexuality Questionnaire (QPSI) was used, which resulted from the translation of the original Parenting and Child Sexuality Questionnaire (QPSI). This investigation followed the action-research methodology, with the participants (414 preschool education professionals; 285 families) responding to the questionnaires during the diagnosis phase. After analyzing the data and obtaining the results of this phase, planning was carried out and two training workshops were created and disseminated, in which 59 mothers and fathers and 92 kindergarten teachers participated. The workshops were preceded by filling out the questionnaires, repeating the application after completion. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS, version 27.0). In the diagnostic phase, the results regarding attitudes, conceptions and comfort of kindergarten teachers related to children's sex education were positive, with these variables presenting average values in the respective evaluation scales. The greatest difference related to the original scale was observed in attitudes/beliefs which current values were more positive. Nevertheless, results point to the need for training to improve the knowledge of these professionals, since only 29% reported having participated in short-term training actions, and only 6% reported having carried out 25 hours training actions. Regarding families, the perception of knowledge is positive, with most of the sample responding having adequate knowledge and knowing what children need to know about sexuality (54% and 51.6%, correspondingly). The main source of knowledge of families about sexuality was the Internet, so this could be an added value in the information to be made available to this group. We also found that knowledge positively influences the confidence of families in communicating with their children about sexuality. At the time of evaluation, the results on the conceptions of professionals and families after participating in the training workshop improved significantly, which proves the importance of training for professionals and families and how this can be an important tool for the approach of sexuality issues with children from kindergarten age onwards.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEducadoras/es de infânciapor
dc.subjectFamíliaspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectSex educationpor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectKindergarten teacherspor
dc.subjectFamiliespor
dc.subjectTrainingpor
dc.titleEducação para a sexualidade em idade pré-escolar: conceções de famílias e de educadoras/es de infância em relação ao desenvolvimento e aprendizagem das criançaspor
dc.title.alternativeEducation for sexuality in preschool age: concepts of families and early childhood educators in relation to children’s development and learningpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101562837por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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