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TítuloA polémica sobre a disciplina ‘Cidadania e Desenvolvimento’: o dito e o não dito nos media
Outro(s) título(s)The controversy surrounding the subject “Citizenship and Development”: what the media said and left unsaid
Autor(es)Pinto, Manuel
Pereira, Sara
Navio, Catarina Carmona Graça Dias
Fillol, Joana
Palavras-chaveCidadania e desenvolvimento
Jornalismo
Mediatização
Educação
Escola
Educação para a cidadania
Citizenship
Mediatization
Journalism
Development
Education
School
citizenship and development
Data11-Dez-2023
EditoraInstituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
RevistaRevista Media & Jornalismo
CitaçãoPinto, M., Pereira, S., Navio, C., & Fillol, J. (2023). A polémica sobre a disciplina ‘Cidadania e Desenvolvimento’: o dito e o não dito nos media. Media & Jornalismo, 23(43), 9-36.
Resumo(s)Cidadania e Desenvolvimento é uma disciplina obrigatória nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico desde o ano letivo 2018/2019, assumindo-se como uma componente curricular transversal no 1.º ciclo e no ensino secundário. Em 2020, uma família de Famalicão, invocando o direito à objeção de consciência, opôs-se à frequência desta disciplina pelos seus dois filhos adolescentes. O caso, que foi assunto de interesse mediático, conquistou maior atenção pública com a publicação, nesse mesmo ano, de dois manifestos, assumindo posições contrárias, assinados por várias personalidades públicas. Este estudo pretende analisar, caracterizar e questionar a cobertura mediática deste caso a partir de seis jornais nacionais (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público), nas suas versões impressas e online, entre 01 e 30 de setembro de 2020, período de maior visibilidade e discussão pública. A análise das 148 peças recolhidas indica que todas as publicações fizeram cobertura do caso, abrindo espaço sobretudo a artigos de opinião. Mostra também uma maior presença de autores masculinos, face a femininos, e a ausência de vozes a partir da escola (crianças e adultos). A maioria da opinião publicada apresenta-se a favor da disciplina, ajudando o artigo a perceber as visões de escola e de educação que estão em confronto na troca de argumentos.
Citizenship and Development has been a compulsory subject in the 2nd and 3rd cycles of Basic Education since the 2018/19 school year, while in the 1st cycle and in Secondary School it is a transversal curriculum component. In 2020, a fa-mily from Famalicão invoked their right to conscientious objection and refused to allow their two teenage children to take the subject. The issue, which had attrac-ted media interest, gained even more public attention that same year when two manifestos with opposing views were published and signed by several public per-sonalities. This study aims to analyse, characterise and question the media co-verage of this case by examining the printed and online versions of six national newspapers (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador and Público) from 1st to 30th September 2020, the period when visibility and public discussion were at their peak. The analysis of the 148 items indicates that all the newspapers covered the case, offering mostly opinion pieces. It also shows there were more male writers than female and no voices from the school (children and adults) made themselves heard. Most opinions published were in fa-vour of the subject, and this article helps to understand the views on school and on education which are at issue in the exchanges.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88031
DOI10.14195/2183-5462_43_1
ISSN1645‑5681
e-ISSN2183-5462
Versão da editorahttps://impactum-journals.uc.pt/mj/issue/view/790/353
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals


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