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TítuloMulti-Look : vestuário multifuncional : metodologia de criação em design
Autor(es)Pereira, Ana Rita Aguiar Soares
Orientador(es)Cunha, Joana
Palavras-chaveVestuário multifuncional
Concepção e desenvolvimento de produtos
Metodologia
Multifunctional clothing
Conception and development of products
Methodology
Data16-Set-2008
Resumo(s)Este trabalho defende a multifuncionalidade como resposta às novas necessidades que se colocam no âmbito do Design. Questiona as escolhas, os valores, o mercado e as tendências. Analisa a resposta à tendência, reformula a necessidade e responde com um caso prático – o UsAzU – proposta multifuncional, porque a necessidade detectada é de adaptação e actualização. Destacamos neste trabalho a abrangência do Design na criação de novos produtos. Analisamos abordagens metodológicas do processo de Design de produtos de vestuário convencional e multifuncional, investigamos metodologias de criação e produção com objectivos distintos. Pretende-se demonstrar a importância da colocação do problema em Design e a abrangência da sua resposta. O produto é encarado como um sistema de produtos em torno de si mesmo. A gestão destas actividades é gerida pela metodologia que estabelece a ordem do processo de resposta às necessidades do público-alvo. A pesquisa é desenvolvida em torno do UsAzU, caso prático de vestuário multifuncional desenvolvido pela autora e de estudo neste trabalho. A metodologia assume um carácter determinante em todo o processo, da problematização, à criação, da viabilidade de produção, à introdução do produto final no mercado (altura em que a receptividade do público permite a continuidade, alteração ou término da oferta). O método utilizado para realizar o trabalho assenta sobre uma pesquisa bibliográfica orientada para a temática da moda e a metodologia do Design de vestuário, recorrendo à análise do exemplo prático (UsAzU), como base de investigação sobre diferenças de objectivos e actuação metodológica, de um Design multifuncional, distinto do convencional.
We emphasize in this work the wideness of Design in the creation of new products. We analyze approaches to the methodology for the conventional and multi-functional clothing design process, we investigate methods for creating and producing with distinct purposes. It is intended to demonstrate the importance of framing the problem in Design, and the wideness of its response. The product is seen as a system of products orbiting it self. The management of these activities is assured by the method that establishes the order of the process of answering the target audience’s needs. The research is developed around UsAzU, the case study of multifunctional clothing developed by the author and studied in this paper. The method assumes a decisive character in all the process, from synthesizing the problem, to creating, from feasibility of production, to the input of the final product in the market (time when the acceptance of the audience allows the continuity, reframing or end of offer). The method used to do the work is based on a bibliographic research oriented towards the fashion theme and the clothing design method, by using the analysis of the case study (UsAzU). Which serves as a base of research about the differences of purpose and methodological action, of a multifunctional Design, distinct from conventional.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing Têxtil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9021
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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anexos_Propostas UsAzU.zip29,51 MBUnknownVer/Abrir

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