Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90867

TítuloReabilitação de um edifício escolar atendendo à eficiência energética e qualidade do ambiente interior
Autor(es)Simões, Ana Rita Martins
Orientador(es)Lobarinhas, Pedro M.
Palavras-chaveCertificação energética
Edifício escolar
Trace 700
Eficiência energética
Reabilitação
Energy certification
Educational building
Energy efficiency
Rehabilitation
Data14-Fev-2024
Resumo(s)Atualmente, observa-se uma crescente sensibilização para questões ambientais e, como tal, a procura por soluções mais sustentáveis e eficientes em todos os setores da atividade económica tem desempenhado um papel cada vez mais relevante. O setor dos edifícios, e em particular os edifícios educacionais, é essencial para o alcance dos objetivos da estratégias de sustentabilidade energética, tanto a nível europeu como nacional. A nível nacional, os edifícios escolares constituem um grupo composto maioritariamente por soluções normalizadas, enfrentando desafios significativos devido ao desconforto higrotérmico assinalável. Foi neste contexto que surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto, com o principal objetivo de dotar um edifício escolar, situado no Município de Barcelos, de um ambiente de trabalho adequado a cada espaço, tanto a nível de desempenho energético como de conforto do ambiente interior, através da implementação de soluções otimizadas, coadjuvados pelas exigências legais mais atuais. A execução deste projeto teve lugar na empresa One Engenharia, sediada em Braga, especializada a prestação de diversos serviços de engenharia, incluindo a certificação energética e projetos de AVAC. Numa primeira fase, realizou-se uma análise detalhada da escola em estudo, caracterizando as soluções construtivas da sua envolvente, equipamentos e sistemas técnicos, assim como a zona climática onde se insere. Posteriormente, com recurso ao software Trace 700, concebeu-se o modelo representativo do edifício, atendendo às suas características, e identificaram-se os diferentes vetores de consumo energético. Adicionalmente, de modo a assegurar uma maior veracidade dos resultados obtidos, procedeu-se a uma calibração do modelo de simulação, tendo por base as faturas de energia elétrica e de gás propano, determinando-se que o edifício apresenta uma classe energética D. Por fim, procedeu-se ao estudo da aplicação de um conjunto de medidas de melhoria, que consistiu na determinação do impacto da implementação de cada uma a nível do desempenho energético do edifício. Em suma, verificou-se que remodelação das instalações escolares assume uma preponderância face à sua expressão passada, sendo possível tornar este tipo de edifícios energeticamente mais eficientes, assegurando, por um lado, o cumprimento dos regulamentos em vigor para cada área de intervenção, e por outro, a sua integração harmoniosa no espaço escolar.
Currently, there is a growing awareness of environmental issues, leading to an increased demand for more sustainable and efficient solutions across all sectors of economic activity. The building sector, particularly educational facilities, plays a crucial role in achieving the goals of energy sustainability strategies at both the European and national levels. Nationally, school buildings predominantly consist of standardized solutions and face significant challenges related to noticeable hygrothermal discomfort. It is within this context that the opportunity to arose to undertake a project with the primary objective of providing an educational building in the Municipy of Barcelos with a work environment suitable for each space, addressing both energy performance and indoor comfort. This would be achieved through the implementation of optimized solutions, in compliance with the latest legal requirements. The execution of this project took place at One Engenharia, a company based in Braga, specialized in providing various engineering services, including energy certification and HVAC projects. In the initial phase, a detailed analysis of the school under study was conducted, characterizing its construction solutions, equipment, and technical systems, as well as the climatic zone in which it is situated. Subsequently, using the Trace 700 software, a representative model of the building was developed, considering its specific characteristics, allowing the identification of various vectors of energy consumption of the building. Additionally, to ensure greater accuracy of the obtained results, the simulation model underwent calibration, based on electricity and propane gas bills, determining that the building falls into the energy efficiency class of D. Finally, a study on the implementation of a set of improvement measures was conducted, which involved determining the impact of each measure on the energy performance of the building. Overall, it was found that the remodelling of educational facilities holds significance compared to its historical expression, allowing for such buildings to be more energy-efficient, while ensuring, simultaneously, the compliance of the current regulations for each area of intervention and the harmonious integration into the school environment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica (área de especialização em Tecnologias Energéticas e Ambientais)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90867
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Martins Simoes.pdfDissertação de mestrado7,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID