Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91312

TítuloFormação curricular e a construção da identidade profissional do educador de infância
Outro(s) título(s)Curriculum training and the construction of the professional identity of early childhood educators
Autor(es)Martins, Márcia Maria Pereira
Orientador(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveDesenvolvimento profissional
Identidade docente
Educador de infância
Formação docente
Professional development
Teaching identity
Kindergarten teacher
Formation
Data4-Abr-2024
Resumo(s)Este trabalho surge no ‚âmbito do Mestrado de Ciências da Educação, especialização de Desenvolvimento Curricular e Avaliação, oferecido no contexto formativo do Instituto de Educação da Universidade do Minho. O trabalho e a carreira profissional dos educadores de infância no Brasil têm passado por várias modificações concernente à sua organização e prática: Nesse sentido, reformas e atualizações curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular, são implementadas na educação em prol de promover uma educação de qualidade. De encontro a isso, o investimento no desenvolvimento profissional e melhor capacitação dos docentes está muito distante das necessidades formativas básicas. Ser um educador de pré-escola envolve, de acordo com a homologação da Base Comum Curricular, compreender um arranjo curricular organizado por “campos de experiências” que requer uma ação profissional capacitada para pensar, planear, organizar um fazer docente todo voltado para o pleno desenvolvimento das capacidades das crianças. Consequentemente, exige-se do professor uma complexidade e interdependência de um conjunto de saberes e varáveis internas e externas, de modo a influenciar o docente na sua visão de si profissional e pessoalmente. Todavia, o profissional de pré-escola ainda carrega certos estigmas sociais, o conhecimento popular e social é de que são apenas cuidadores, olham, protegem e cuidam das crianças. Nesse sentido a ação desses docentes é vista como menos profissional ou menos valorosa. Agregado a esse cenário, as deficientes formações iniciais e contínuas apresentam falhas em cumprir seu objetivo que deveria ser de: dar conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento de uma ação pedagógica consciente e intencional na busca do atendimento da educação pré-escolar. Mesmo passando por todas essas condições adversas, os docentes perseveram na profissão por buscar meios de desenvolver e aprimorar suas capacidades. Mediante isso, esse estudo intentou compreender, como objetivo geral, de que forma as aprendizagens e formações ao longo da sua carreira representam contributos para a prática e a evolução profissional do docente da primeira infância. Assim, visando averiguar como se d· o desenvolvimento profissional e a construção da identidade docente do educador de infância, realizamos essa investigação, que se traduz em um estudo empírico de natureza qualitativa e carater descritivo. Assumiu a forma de tipo estudo de caso, com a utilização de técnicas e instrumentos de recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas com oito educadores de educação pré-escolar localizados geograficamente em uma mesorregião do município de São Paulo. Nas análises e interpretações dos dados recolhidos foi utilizada a análise de dados qualitativos. Os resultados obtidos permitem concluir que os educadores de pré-escola superam as desfasagens da sua formação inicial e posteriores formações contínuas descontextualizadas por meio de múltiplas formas de aprendizagem e autoformação que lhes conduzem a uma ação profissional intencional, contextualizada e eficiente. Ao promover as aprendizagens das crianças, em resultado do seu desenvolvimento profissional, desenvolvem uma identidade docente associada diretamente ao desenvolvimento e necessidades educativas da primeira infância.
This work arises within the scope of the Master of Educational Sciences, specialization in Curricular Development and Assessment, offered in the training context of the Institute of Education of the University of Minho. Curricular reforms and updates, such as the National Common Core Curriculum, are being implemented to promote quality education. At the same time, investment in professional development and better training for teachers is a long way from meeting basic training needs. Being a pre-school teacher involves, according to the approval of the Common Core Curriculum, understanding a curriculum organized by "fields of experience" which requires professional action trained to think, plan and organize a whole teaching approach aimed at the full development of children's capacities. As a result, teachers are required to have a complex and interdependent set of knowledge and internal and external variables, in order to influence their view of themselves professionally and personally. However, pre-school professionals still carry certain social stigmas, popular and social knowledge is that they are just carers, looking after, protecting and looking after children. In this sense, the actions of these teachers are seen as less professional or less valuable. Added to this scenario, poor initial and ongoing training fails to fulfill its objective, which should be to provide knowledge and tools for the development of conscious and intentional pedagogical action in the pursuit of pre-school education. Despite all these adverse conditions, teachers persevere in the profession by looking for ways to develop and improve their skills. With this in mind, the general aim of this study was to understand how learning and training throughout their careers contributes to the practice and professional development of early childhood teachers. So, in order to find out how the professional development and construction of the teaching identity of early childhood educators takes place, we carried out this investigation, which is an empirical study of a qualitative nature and descriptive in nature. took the form of case study type, using data collection techniques and instruments through semi-structured interviews with eight pre-school teachers geographically located in a mesoregion of the municipality of S„o Paulo. Qualitative data analysis was used to analyze and interpret the data collected. The results obtained led to the conclusion that pre-school teachers overcome the gaps in their initial training and subsequent decontextualized continuing training through multiple forms of learning and self-training that lead them to intentional, contextualized and efficient professional action. By promoting children's learning, as a result of their professional development, they develop a teaching identity that is directly associated with the development of the child's development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91312
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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