Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91498

TítuloEducação bilingue para pessoas surdas: do que estamos falando e como acontece no Brasil
Outro(s) título(s)Bilingual education for deaf people: what we are talking about and how it happens in Brazil
Educación bilingüe para sordos: de qué hablamos y cómo sucede en Brasil
Autor(es)Jesus, Francislene Cerqueira de
Almeida, Wolney Gomes
Cruz-Santos, Anabela
Miranda, Theresinha Guimarães
Palavras-chaveEducação
Surdez
Políticas públicas
Bilinguismo
Education
Deafness
Public policies
Bilingualism
Educación
Sordera
Bilingüismo
DataFev-2024
RevistaCuadernos de Educación y Desarrollo
Resumo(s)Este trabalho analisa questões referentes à educação de surdos no Brasil, postulada a partir de uma ideologia de ensino respaldada numa perspectiva bilíngue. Essa proposta educacional parte do princípio de uma política linguística que reconheça a Língua de Sinais como língua de instrução e de mediação entre surdos e ouvintes e o ensino de Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita. Objetivamos analisar as exigências da legislação brasileira no que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa, no segmento escrito, inserido na proposta de uma educação bilíngue. Esta é uma pesquisa documental, que analisa a legislação que respalda a educação bilingue para surdos no Brasil.
This work analyzes issues related to the education of the deaf in Brazil, postulated from a teaching ideology supported in a bilingual perspective. This educational proposal is based on the principle of a linguistic policy that recognizes Sign Language as a language of instruction and mediation between deaf and hearing people and the teaching of the Portuguese language, in its written form. We aim to analyze the requirements of Brazilian legislation regarding the teaching of the Portuguese language, in the written segment, inserted in the proposal of a bilingual education. This is a documentary survey, which analyzes the legislation that supports bilingual education for the deaf in Brazil.
Este trabajo analiza temas relacionados con la educación de sordos en Brasil, postulados desde una ideología docente apoyada en una perspectiva bilingüe. Esta propuesta educativa se basa en el principio de una política lingüística que reconoce la lengua de señas como lengua de instrucción y mediación entre personas sordas y oyentes y la enseñanza de la lengua portuguesa, en su forma escrita. Nuestro objetivo es analizar los requisitos de la legislación brasileña con respecto a la enseñanza de la lengua portuguesa, en el segmento escrito, inserto en la propuesta de una educación bilingüe. Esta es una encuesta documental, que analiza la legislación que apoya la educación bilingüe para sordos en Brasil.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91498
DOI10.55905/cuadv16n2-040
ISSN1989-4155
Versão da editorahttps://ojs.europubpublications.com/.../ced/qualiscapes
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jesus et al 2024.pdf247,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID