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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Arturpor
dc.contributor.advisorKreusch, Regina Célipor
dc.contributor.authorMendes, Ana Sofia Alvespor
dc.date.accessioned2024-07-23T14:43:32Z-
dc.date.available2024-07-23T14:43:32Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.date.submitted2023-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92533-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentarpor
dc.description.abstractA indústria alimentar tem evoluído de forma contínua para acompanhar as necessidades e exigências do mercado e antecipar tendências, procurando para isso melhorar processos e produtos. Este trabalho surge como resultado do Estágio do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar. Este decorreu no Departamento da Qualidade da empresa Atrian – Indústria Alimentar S.A, situada na Maia. O objetivo definido foi proceder à revisão e atualização das fichas técnicas inerentes aos produtos disponibilizados pela empresa, bem como a proposta e elaboração de um novo modelo de ficha técnica. No início do presente trabalho, foi feita uma introdução teórica, seguida da apresentação da empresa e das atividades desenvolvidas relativamente à elaboração de novo modelo de ficha técnica. Para tal, foi feita uma pesquisa de modo a entender de que forma outras empresas do mesmo setor organizam/apresentam as fichas técnicas dos seus produtos e, tendo então sido elaborado e proposto um novo modelo de ficha técnica para a Atrian. Em simultâneo foi feita a atualização das fichas técnicas bem como a revisão/padronização das etiquetas, que são parte complementar das fichas técnicas. Por fim, é referido um dos projetos iniciados no estágio e ligados ao Departamento da Qualidade, nomeadamente a gestão de não-conformidades – reclamação de clientes. O projeto da Gestão de não-conformidades – Reclamação de clientes, teve como objetivo criar uma metodologia para o tratamento das reclamações, de forma a uniformizar o tratamento das mesmas. Este processo é importante, uma vez que tornará o processo eficiente, garantindo a satisfação do cliente bem como os registos e documentação que são cruciais para uma boa gestão da qualidade.por
dc.description.abstractThe food industry has continuously evolved to keep up with the needs and demands of the market and anticipate trends, seeking to improve processes and products. This work arises as a result of the Master's Internship in Food Science and Technology. This took place in the Quality Department of the company Atrian – Food Industry S.A, located in Maia. The defined objective was to review and update the technical sheets inherent to the products made available by the company, as well as the proposal and elaboration of a new model of technical sheet. At the beginning of this work, a theoretical introduction was made, followed by the presentation of the company and the activities carried out in relation to the elaboration of a new model of technical sheet. To this end, a survey was carried out to understand how other companies in the same sector organize/present the technical sheets of their products and then, a new model of technical sheet for Atrian was elaborated and proposed. At the same time, the technical sheets were updated, as well as the revision/standardization of the labels, which are a complementary part of the technical sheets. Finally, one of the projects started during the internship and linked to the Quality Department is also mentioned, namely the management of non-conformities - customer complaints. The Non-conformity Management – Customer Complaints project aimed to create a methodology for handling complaints, to standardize their treatment. This process is important as it will make the process efficient, ensuring customer satisfaction as well as the records and documentation that are crucial to good quality management.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectFicha técnicapor
dc.subjectIndústria alimentarpor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectQualidade alimentarpor
dc.subjectTechnical sheetpor
dc.subjectFood industrypor
dc.subjectContinuous improvementpor
dc.subjectOptimizationpor
dc.subjectFood qualitypor
dc.titleDesenvolvimento, gestão e implementação de metodologias e documentos do Departamento da Qualidade da Atrian - Indústria Alimentar S.A.por
dc.title.alternativeDevelopment, management and implementation of methodologies and documents for the Atrian Quality Department – Food Industry S.A.por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203595564por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEB - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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