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TítuloPerspectivas sobre a influência parental na execução de planos de carreira no ensino secundário
Outro(s) título(s)Perspectives of the parental influence in career choice implementation in highschool
Autor(es)Carvalho, Marisa
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Data18-Jan-2008
Resumo(s)O presente estudo tem como objectivo avaliar o papel dos pais no desenvolvimento vocacional e execução de planos de carreira dos seus filhos tal como perspectivado por pais, filhos, professores e profissionais de orientação. Este estudo prossegue investigação anterior sobre os modelos de intervenção vocacional no Ensino Secundário (Pinto, Taveira & Fernandes, 2003). Além disso, enquadra-se na linha de investigação sobre a influência parental no desenvolvimento vocacional (Gonçalves, 1997, 2006; Pinto & Soares, 2001, 2002; Soares, 1998; Whiston & Keller, 2004a; Young, 1994). A primeira parte da dissertação revê criticamente a investigação conceptual e empírica sobre o processo de tomada de decisão vocacional e, mais especificamente, a influência da família no mesmo. A segunda parte diz respeito ao estudo empírico das concepções emergentes sobre o papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos. Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas emergentes de um total de 119 participantes, a saber: 46 alunos, 16 pais, 34 professores e 23 profissionais de orientação. O estudo analítico realizou-se com base nas respostas à questão aberta “Para promover e apoiar o desenvolvimento da carreira dos estudantes do 10ºano, enuncie o que, em seu entender, devem fazer os pais ou encarregados de educação?”, parte integrante de um questionário mais vasto desenvolvido por Pinto e colaboradores (Pinto, 2000). Procedeu-se à codificação aberta das respostas, tendo emergido três temas principais da influência parental na carreira: (i) atitudes parentais, (ii) interacção familiar e (iii) actividades realizadas e promovidas pelos pais, temas estes que integram categorias e sub-categorias diversas. Assim, de um modo geral, os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, da interacção com os filhos, variável em função de padrões relacionais e comunicacionais, e da concretização de actividades tais como a colaboração com a escola, a promoção de oportunidades/experiências e o conhecimento do/a filho/a. Embora mais investigação seja necessária, os dados traduzem a necessidade da intervenção vocacional se estender além do sistema pessoal, contemplando assim os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira.
The main goal of this study is to assess parents’ role in the vocational development and in the career choice implementation of children in highschool, in the perspective of parents, children and, also, teachers and career counselors. This study continues a previous investigation on models of vocational interventions in Portuguese Secondary Schools (Pinto, Taveira & Fernandes, 2003). Moreover, it follows the inquiry line on the parental influence in the children and adolescent vocational development (Gonçalves, 1997, 2006; Pinto & Soares, 2001, 2002; Soares, 1998; Whiston & Keller, 2004a; Young, 1994). The first part of this dissertation revises in a critical way the conceptual and empirical investigation on the process of career decision making and, more precisely, the family’s influence on it. The second part respects to the empirical study on the emerging concepts about parents’ role in the execution of career plans and decisions. Through the method of grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) were investigated the emerging perspectives of a total of 119 participants, they were: 46 pupils, 16 parents, 34 teachers and 23 career counselors. The answers to the open question “In your opinion, what can parents do to promote the career decision making and development of their 10th grade school children?” was analysed, taking into consideration the children, parents, teachers and career counsellors perspectives. The results evidenced the emergence of the following themes of parental influences: (i) parental attitudes, (ii) family interaction and (iii) activities with and promoted by the parents. Each one of the referred themes is organized in categories and sub-categories, which varies according to the considered group. In general terms, the participants recognize the parents’ role on their children career decision making and development through parental attitudes more or less directed, specific and intentional, interaction with the students, which varies in function to relational and communication standards, and concreteness of activities such as collaborating with school, promoting opportunities and knowledge of the child. Although more research in this theme is needed, the results show the need of expanding vocational interventions through personal systems, observing the contexts of life and its role in the decision making and career development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9766
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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