Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/9836
Title: | Ensino e avaliação das aprendizagens em estatística |
Author(s): | Fernandes, José António Alves, Maria Palmira Machado, Eusébio André da Costa Correia, Paulo Ferreira Rosário, Marília André do |
Keywords: | Práticas de ensino e avaliação em matemática Práticas de ensino e avaliação em estatística Professores de matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário Estudo exploratório |
Issue date: | 2009 |
Publisher: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citation: | In FERNANDES, J. A. [et al.], org. - "Actas do II Encontro Nacional de Probabilidades e Estatística na Escola, Braga, 2009”. Braga : CIEd, 2009. ISBN 978-972-8746-67-4. p. 52-71. |
Abstract(s): | O presente estudo tem por principal propósito identificar diferenças entre as práticas de ensino e avaliação em Matemática e Estatística. Trata-se de um estudo exploratório, em que se adopta uma metodologia de estudo de caso. Participaram no estudo quatro professoras, duas com mais experiência de ensino no ensino secundário, tendo-se recorrido ao método de entrevista para a recolha de dados. Em termos de resultados, as maiores diferenças entre as práticas de ensino em Matemática e Estatística centram-se num ensino mais baseado em situações contextualizadas e de carácter realista, exploradas em grupo e recorrendo a tecnologia. Consequentemente, a realização de trabalhos de grupo acarreta mudanças ao nível da avaliação, valorizando-se mais estes trabalhos do que os testes escritos na avaliação sumativa e sem grandes preocupações pela avaliação formativa visto tratar-se de um tema fácil. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9836 |
ISBN: | 978-972-8746-67-4 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009a_IIEPEE[1].pdf | Ensino e Avaliação das Aprendizagens em Estatística | 127,46 kB | Adobe PDF | View/Open |