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dc.contributor.authorGomes, Tiago S. L.-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Amélia Amorim-
dc.date.accessioned2010-01-07T12:11:16Z-
dc.date.available2010-01-07T12:11:16Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009.” Braga : CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5891-5904.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-71-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10024-
dc.description.abstractEste trabalho analisa quatro Massively Multiplayer Online Games (MMOG), nomeadamente os jogos Metin2, Ikariam, OGame e Gladiatus, através de três aspectos principais: (1) Objectivos: descreve-se a forma como são organizados os objectivos principais do jogo e o grau de liberdade que o jogador tem para realizá-los; (2) Motivação: descreve-se como estão estruturadas as tarefas a realizar de forma a aumentar a motivação dos jogadores para a sua resolução; (3) Comunicação: analisa-se a necessidade de interacção entre os jogadores e a existência de comunidades virtuais para a realização das tarefas e identificam-se as ferramentas oficiais de comunicação disponibilizadas pela empresa criadora do jogo. Os três aspectos indicados são importantes uma vez que permitem identificar os desafios cognitivos lançados ao jogador, bem como a necessidade de competências para os resolver. Pretende-se estudar quais os desafios cognitivos lançados por estes jogos e a necessidade dos jogadores recorrerem a comunidades virtuais de apoio ao jogo para, numa segunda fase, se inquirirem os jogadores sobre se se apercebem do desenvolvimento de determinadas competências e se as têm rentabilizado na sua actividade escolar ou profissional.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMMOGpor
dc.subjectPotencial educativopor
dc.subjectMetin2por
dc.subjectIkariampor
dc.subjectOgamepor
dc.subjectGladiatuspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectSondagempor
dc.titleO potencial educativo dos Massively Multiplayer Online Games : uma avaliação dos jogos Metin2, Ikariam, Ogame e Gladiatuspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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Gomes & Carvalho - 2009-Galaico.pdf420,94 kBAdobe PDFVer/Abrir

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