Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10182

TítuloLiteracia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade
Autor(es)Pereira, Íris Susana
Palavras-chaveLiteracia crítica
Data2009
EditoraLidel - Edições Técnicas
CitaçãoAZEVEDO, F. ; SARDINHA, M. G., coord. – “Modelos e práticas em literacia”. Lisboa : Lidel, 2009. ISBN 978-972-757-598-5. p. 17-34.
Resumo(s)Num primeiro momento, discute-se neste texto a noção de literacia crítica. Argumenta-se que a consideração da natureza ideológica da linguagem é o ponto de partida para qualquer definição deste conceito, e descrevem-se as dimensões associadas à noção de literacia crítica aqui assumida. Num segundo momento, detemo-nos na pedagogia da literacia crítica. Começa-se por situar a promoção da literacia crítica no contexto mais amplo da teoria da aprendizagem e, em particular, da pedagogia da literacia; depois discute-se e procuram-se sistematizar condições, âmbitos e recursos da pedagogia da literacia crítica, que são ilustrados com exemplos concretos de práticas nos níveis iniciais de escolaridade; e conclui-se com a inevitabilidade da promoção de uma análise crítica da literacia na sociedade actual, aduzindo assim um último argumento a favor da inclusão da literacia crítica nas práticas pedagógicas que possa sobrepor-se ao conjunto de exigências e dificuldades inerentes à sua consecução.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10182
ISBN978-972-757-598-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Literacia Crítica.pdfDocumento principal8,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID