Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10207
Título: | As tomadas de decisão na contextualização curricular |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto Paraskeva, João M. |
Palavras-chave: | Currículo Decisões curriculares Contextualização curricular |
Data: | Dez-1999 |
Citação: | "Cadernos de Educação [UFPEL]". 13:8 (Dez. 1999) 7-18. |
Resumo(s): | O artigo tem o propósito de reflectir sobre o currículo como deliberação, e não propriamente como plano ou artefacto técnico, o que envolve funções, competências e atores, seguindo os contributos teóricos de Schawb, Lundgren, Grundy, Stenhouse e McCutcheon, entre outros. Analisa os diversos contextos e fases de deliberação curricular e discute as competências dos atores no processo de decisão. Centra o debate na partilha das decisões, com saliência para o papel do aluno na parceria curricular e para a liderança curricular do professor. O artigo considera que o estudo das decisões curriculares, entendidas como parte de um projecto que envolve intenções e práticas e que implica um continuum de tomadas de decisão a diferentes níveis e contextos, é uma questão central nos intentos da melhoria da qualidade escolar. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10207 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As tomadas de decisão.pdf | 358,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |