Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10422

TítuloVariação em contexto de probabilidades na perspectiva de professores de matemática
Autor(es)Fernandes, José António
Correia, Paulo Ferreira
Palavras-chaveVariação no contexto de probabilidades
Professores de matemática
Estudo exploratório
Data2008
CitaçãoELEMENTARY MATHEMATICS EDUCATION MEETING (EME 08), 3, Braga, Portugal, 2008 – “Elementary Mathematics Education Meeting”. [S.l. : s.n., 2008]. p. 197-208.
Resumo(s)No presente texto apresentam-se ideias de professores de Matemática acerca da noção de variação no contexto de Probabilidades, extraindo-se consequências para a aprendizagem dos alunos. Participaram no estudo 17 professores de Matemática do 2º e do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com diferente experiência de ensino, que frequentavam uma acção de formação contínua no âmbito do ensino da Estatística. Os resultados do estudo mostram que os professores revelam ideias muito limitadas acerca da variação, designadamente prevendo resultados com excessiva ou insuficiente variação, com centros inadequados e justificações não apropriadas. Donde se salienta a necessidade de os professsores aprofundarem a sua formação neste tópico de modo a poderem avaliar o nível de compreensão dos alunos e para os melhor orientar na sua aprendizagem.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10422
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Páginas de SOFIA[4).pdfVariação em contexto...1,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID