Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10811
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Manuel F. M. | - |
dc.contributor.author | Pedras, Maria Filomena Pereira Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2010-08-20T10:54:26Z | - |
dc.date.available | 2010-08-20T10:54:26Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2009-10-29 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10811 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Física (área de Especialização em Formação Contínua de Professores) | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objectivo principal desenvolver manuais e guias de experiências destinados a uma introdução hands-on, dos conceitos e tecnologias de fibras ópticas e telecomunicações ao nível do ensino básico e secundário. O trabalho não pôde ser desenvolvido durante o presente ano lectivo, nas turmas leccionados pela autora porque os correspondentes anos lectivos (7º e 10º) não contemplavam o tema fibras ópticas. A estratégia adoptada para fazer este estudo, foi incentivar os alunos da Escola Secundária Alcaides de Faria de Barcelos, a realizarem actividades experimentais relacionadas com as comunicações por fibra óptica, no final do segundo período, num contexto extra-curricular. Assim, toda a comunidade escolar pôde participar nas actividades desenvolvidas especialmente no dia dedicado à Ciência e Investigação intitulado “Laboratórios de Ciências abertos à comunidade escolar”, com o envolvimento especial dos alunos da autora desde o início do ano, na planificação das experiências. Os alunos puderam manifestar livremente o seu interesse, ao escolherem participar nas actividades dos laboratórios de Ciências da sua Escola e aprender sobre as fibras ópticas observando, manuseando e experimentando, permitindo deste modo aplicar e desenvolver as actividades hands-on. Seis experiências, foram desenvolvidas no sentido de se puderem aplicar futuramente num contexto de sala de aula. O impacto deste tema e em particular das experiências realizadas foi avaliado através de um inquérito preenchido no final das actividades pelos alunos. Através da sua análise verificou-se nos alunos alguma ignorância sobre o tema, mas também, um grande interesse em conhecer e perceber os conceitos e tecnologias das fibras ópticas até porque já entenderam que estes estão cada vez mais presentes nas telecomunicações. | por |
dc.description.abstract | The main goal of this project was to develop school books and experiments for a hands-on introduction on optical fibre and telecommunication concepts and technologies at elementary and secondary school level. This was not developed during the current school year in the classes taught by the author because school years 7 and 10 – assigned to her - did not cover the optical fibre subject. The strategy adopted to carry out this project, was to encourage students of Escola Secundária Alcaides de Faria, in Barcelos, to conduct experimental activities related to fibre optical communications, at the end of the second term outside the classroom context. That was a day devoted to science and research entitled "Science Laboratories open to the school community” with the involvement of the author’s pupils in the previous preparation of the experiments. The pupils could freely express their interest by choosing to participate in the activities of the science laboratories in their school and learn about optical fibre by watching, experimenting and handling the material, thus enabling application and development of hands-on activities. Six experiments in this project were developed in order to be able to be applied in future classes. The impact of this issue and particularly the experiments was evaluated through a survey completed by students at the end of the activity. Through the analysis of this survey, it was found that students had little knowledge on the subject, but also great interest in finding out and understanding the optical fibre concepts and technology as they realize that they are more and more present in present-day telecommunications. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Actividades hands-on | por |
dc.subject | Fibras ópticas | por |
dc.subject | Ensino básico e secundário | por |
dc.subject | Hands-on activities | por |
dc.subject | Fibers optics | por |
dc.subject | Elementary and secondary education | por |
dc.title | Introdução às fibras ópticas e telecomunicações na escola | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 53:372.85 | por |
dc.subject.udc | 372.853:53 | por |
dc.subject.udc | 621.391 | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf Acesso restrito! | 2,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |