Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10811
Título: | Introdução às fibras ópticas e telecomunicações na escola |
Autor(es): | Pedras, Maria Filomena Pereira Duarte |
Orientador(es): | Costa, Manuel F. M. |
Palavras-chave: | Actividades hands-on Fibras ópticas Ensino básico e secundário Hands-on activities Fibers optics Elementary and secondary education |
Data: | 26-Jan-2010 |
Resumo(s): | O presente trabalho tem como objectivo principal desenvolver manuais e
guias de experiências destinados a uma introdução hands-on, dos conceitos e
tecnologias de fibras ópticas e telecomunicações ao nível do ensino básico e
secundário.
O trabalho não pôde ser desenvolvido durante o presente ano lectivo, nas
turmas leccionados pela autora porque os correspondentes anos lectivos (7º e 10º)
não contemplavam o tema fibras ópticas. A estratégia adoptada para fazer este
estudo, foi incentivar os alunos da Escola Secundária Alcaides de Faria de Barcelos,
a realizarem actividades experimentais relacionadas com as comunicações por
fibra óptica, no final do segundo período, num contexto extra-curricular. Assim,
toda a comunidade escolar pôde participar nas actividades desenvolvidas
especialmente no dia dedicado à Ciência e Investigação intitulado “Laboratórios de
Ciências abertos à comunidade escolar”, com o envolvimento especial dos alunos
da autora desde o início do ano, na planificação das experiências. Os alunos
puderam manifestar livremente o seu interesse, ao escolherem participar nas
actividades dos laboratórios de Ciências da sua Escola e aprender sobre as fibras
ópticas observando, manuseando e experimentando, permitindo deste modo
aplicar e desenvolver as actividades hands-on. Seis experiências, foram
desenvolvidas no sentido de se puderem aplicar futuramente num contexto de sala
de aula.
O impacto deste tema e em particular das experiências realizadas foi avaliado
através de um inquérito preenchido no final das actividades pelos alunos. Através
da sua análise verificou-se nos alunos alguma ignorância sobre o tema, mas
também, um grande interesse em conhecer e perceber os conceitos e tecnologias
das fibras ópticas até porque já entenderam que estes estão cada vez mais
presentes nas telecomunicações. The main goal of this project was to develop school books and experiments for a hands-on introduction on optical fibre and telecommunication concepts and technologies at elementary and secondary school level. This was not developed during the current school year in the classes taught by the author because school years 7 and 10 – assigned to her - did not cover the optical fibre subject. The strategy adopted to carry out this project, was to encourage students of Escola Secundária Alcaides de Faria, in Barcelos, to conduct experimental activities related to fibre optical communications, at the end of the second term outside the classroom context. That was a day devoted to science and research entitled "Science Laboratories open to the school community” with the involvement of the author’s pupils in the previous preparation of the experiments. The pupils could freely express their interest by choosing to participate in the activities of the science laboratories in their school and learn about optical fibre by watching, experimenting and handling the material, thus enabling application and development of hands-on activities. Six experiments in this project were developed in order to be able to be applied in future classes. The impact of this issue and particularly the experiments was evaluated through a survey completed by students at the end of the activity. Through the analysis of this survey, it was found that students had little knowledge on the subject, but also great interest in finding out and understanding the optical fibre concepts and technology as they realize that they are more and more present in present-day telecommunications. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Física (área de Especialização em Formação Contínua de Professores) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10811 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf Acesso restrito! | 2,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |