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https://hdl.handle.net/1822/10987
Título: | A frequência de projectos alternativos de formação de base e a aquisição motora |
Autor(es): | Martins, Carma Natalina Pires |
Orientador(es): | Petrica, João |
Palavras-chave: | Aprendizagem Psicomotricidade Equilíbrio Lateralidade Noção corporal Estruturação espaço-temporal Praxia global Praxia fina Learning Motivity Balance Lateralization Body notion Space-temporal structure Global praxis Thin praxis |
Data: | 15-Dez-2009 |
Resumo(s): | O principal objectivo deste estudo é analisar o contributo do Projecto de Belgais
no desenvolvimento psicomotor (processo de aquisições corporais, rítmicas e criativas)
dos alunos da escola da Mata (projecto piloto).
O trabalho partiu de uma reflexão em torno de vários estudos/projectos
efectuados, quer a nível nacional quer internacional, para efectuar uma pesquisa
empírica comparativa que envolveu a aplicação de uma bateria de testes psicomotores a
alunos de duas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do distrito de Castelo Branco: uma
escola cujos alunos beneficiam de um projecto educativo alternativo e inovador, no qual
a criança tem contacto com a arte, diferentes culturas e vivências (Escola da Mata) e
outra escola em que os alunos usufruem apenas da formação convencional ao nível do
desenvolvimento das suas capacidades motoras (Escola dos Escalos de Baixo).
Com a pesquisa empírica pretendeu-se avaliar o papel da motricidade no
desenvolvimento psicológico e no processo de aprendizagem das crianças, como base
nos seguintes factores psicomotores: equilibração, lateralização, noção do corpo,
estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina.
Os principais resultados demonstram que existem diferenças assinaláveis entre
os alunos dos dois projectos, relativamente a alguns factores psicomotores tais como: a
lateralidade, a relação espacial, a motricidade fina e grosseira, o esquema corporal, a
coordenação motora e, por fim, o equilíbrio, com vantagens notórias para os alunos da
Escola da Mata. Tais resultados sublinham a importância que o Projecto Belgais, com as
suas metodologias de aprendizagem alternativas, assume no desenvolvimento
psicomotor. The main purpose of this work is to analyse the contribution of the Draft Belgais psychomotor development (process of physical, rhythmic and creative acquisitions) of the students of Mata (pilot - project). In order to evaluate several variables from BPM battery tests, this work starts with a reflexion around other studies/projects, both national and international, towards a empirical and comparative research which involved a survey in two primary schools and a battery of psicomotivity tests. The purpose of the tests was to analyse differences between pupils in the first cycle of the mentioned primary schools aged between 8 and 10 years old: those ones who benefits of an alternative and pilot project – the innovative and experimental educative Belgais project, which allows a direct contact with other arts, culture and experiences (Escola da Mata) - and pupils who only have a conventional training concerning the development of their motivity abilities (Escola dos Escalos de Baixo). It was used a battery of tests, BPM, which includes several situations and tasks in order to evaluate individuals profile and their ability to learning (FONSECA; 1995), and allowing to verify the importance of motivity in children psychological development and learning process as well. The BPM considers seven factors motivity: tonicity, balance, lateralization, body notion, space-temporal structure, global praxis and thin praxis. We have to be aware of the methodological limits of this study. Concerning mainly the small sample size involved, which implies consequences in the results analysis. However, considering motivity factors the main results shows several differences between pupils from the two projects. These results ensure the importance of Belgais project, with their alternative methodologies, in the psychomotor development. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10987 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |