Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11014

TítuloPercepções e experiências da escola, trajectórias escolares e expectativas futuras: um estudo com alunos do ensino secundário
Autor(es)Teixeira, Cidália Maria Ferreira
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Data13-Set-2010
Resumo(s)A presente investigação incide sobre as percepções e as experiências dos alunos do ensino secundário sobre a escola, bem como as suas trajectórias escolares e expectativas futuras. Trata-se de um estudo interpretativo e descritivo, que retrata os momentos e as pessoas mais significativas no percurso escolar dos estudantes do 12.º ano, assim como a sua visão da escola e as experiências escolares. Encarando o currículo como uma realidade poliédrica, esta investigação problematiza desafios que se colocam hodiernamente à escola através da voz dos alunos. O movimento da voz dos alunos constitui-se como suporte teórico deste estudo, que enfatiza o papel do estudante no seio da comunidade escolar. A investigação perseguiu os seguintes objectivos: (a) analisar as percepções dos alunos sobre a escola em geral, a educação e o ensino; (b) conhecer experiências curriculares e extracurriculares relevantes no seu percurso; (c) compreender a influência de pessoas marcantes ao longo da sua trajectória escolar; (d) entender a visão de si próprios enquanto alunos; (e) compreender a influência da escola na escolha do curso e no seu percurso escolar e (f) analisar as suas expectativas, enquadradas nos seus projectos para o futuro. Os dados foram recolhidos numa escola secundária urbana no norte de Portugal, junto de alunos do 12.º ano. Recolhemos, inicialmente, 304 testemunhos escritos (1.ª fase) e, seguidamente (2.ª fase), realizámos entrevistas semi-estruturadas a 53 alunos. Numa 3.ª fase, foi solicitada aos alunos, por email, uma breve descrição do seu percurso pós 12.º ano, no sentido não só de dar conta das experiências e vivências ocorridas após a recolha das narrativas e da realização das entrevistas, mas também para captar um olhar retrospectivo sobre o seu percurso escolar e a sua visão da escola. Na análise dos dados, adoptámos uma abordagem indutiva, recorrendo à categorização emergente, tendo-se, num primeiro momento, procedido a uma análise vertical. Posteriormente, enveredou-se por uma análise comparativa ou horizontal, de modo a identificar temas similares e distintos nos discursos dos alunos. Esta técnica levou à sistematização e explicitação da informação contida nos relatos escritos, que concorreu para a construção e interpretação de um quadro conceptual mais rico sobre as perspectivas e experiências dos alunos do ensino secundário sobre a escola. Os resultados apontam para um descontentamento dos alunos em relação à actuação do ministério da tutela, a quem os estudantes tecem uma crítica feroz, quer devido às alterações constantes no ensino, quer à pressão que indirectamente exerce junto dos alunos e famílias, através dos exames nacionais. Na globalidade, os estudantes têm uma visão negativa da educação e do ensino, criticando as políticas curriculares vigentes. Assinalam a grande componente teórica dos cursos, a desarticulação entre o ensino básico e o ensino secundário, o desfasamento entre a escola e o mundo do trabalho, a obesidade curricular, a rigidez dos planos curriculares e a pobreza curricular. Para os alunos que participaram neste estudo, a escola é um palco de vivências experienciais marcantes. Trata-se de um espaço de formação intelectual e humana e, simultaneamente, um local de responsabilização colectiva, enquanto palco da relação pedagógica professor/aluno. Enquanto local de convívio entre os diferentes actores - estudantes, professores e funcionários (mormente entre os alunos) - a escola assume-se como um agente de socialização, que permite aos alunos estreitar laços de amizade entre si. Concomitantemente, a escola afigura-se como uma “rampa de lançamento” para o futuro, uma vez que abre portas para o ingresso no ensino superior ou no mundo laboral. Os professores são também muito referidos pelos alunos, pois estes não concebem a escola sem pensar imediatamente nos profissionais que ali trabalham, o que reitera a importância dos laços afectivos que se estreitam na instituição escolar. No geral, os alunos falaram dos docentes que os marcaram pela positiva, destacando qualidades como o rigor científico, a dedicação aos alunos, a justiça, a paciência, o empenho, o sentido de humor, a disponibilidade, a versatilidade, a simpatia, a competência pedagógica, o entusiasmo pela escola e a paixão pelo ensino. No entanto, há testemunhos dos discentes que referem a incompetência pedagógica e científica de alguns professores que, ao invés de cativar e motivar os alunos, os afastam e colocam numa margem periférica em relação ao que acontece na sala de aula, dificultando a sua aprendizagem das matérias. Quanto à escolha do curso, destaca-se a influência dos familiares, dos professores e dos amigos, bem como a vocação e o gosto pessoal por uma determinada área. O aspecto mais referido pelos alunos, como marco nas suas trajectórias escolares, foi a mudança de nível de ensino, de escola e/ou de cidade e consequente (in)adaptação. No que concerne às expectativas e projectos para o futuro, um grupo significativo de alunos pretende prosseguir estudos e ingressar no ensino superior, ao passo que outros apenas aspiram à conclusão do 12.º ano de escolaridade e querem entrar no mercado de trabalho. Embora muitos alunos demonstrem confiança e esperança no futuro, uma grande parte dos estudantes que participou nesta investigação revelou medo do futuro, devido às escassas saídas profissionais e à precariedade laboral que caracterizam a sociedade hodierna. A ausência de espaços de participação e de intervenção na escola, por parte dos alunos, foi um aspecto referido pelos participantes deste estudo, pelo que se torna imperioso apostar na auscultação da sua voz e potenciar a sua experiência discente. Ouvir a voz dos alunos concorre para a melhoria da escola, para o desenvolvimento profissional docente e para a construção da escola como espaço de cidadania comprometida.
This dissertation focuses upon the perceptions and experiences of secondary school students about the school, as well as their trajectories and expectations for the future. It is an interpretive and descriptive study which deals with the most significant moments and people in their school lives as well as their vision of the school and their schooling experiences. As the curriculum is a complex phenomenon, this piece of research discusses the challenges that the school has to handle through the voices of students. Pupil voice is, then, the theoretical framework behind this study which emphasizes the role of students within the school community. The goals of the research were: (a) to analyze the perceptions of students about the school in general, education and teaching; (b) to get to know their curricular and extracurricular experiences throughout their school lives; (c) to understand the influence of significant people in their schooling trajectories; (d) to understand the vision of themselves as students; (e) to understand the influence of the school in the choice of their course and on their schooling trajectories; and (f) to analyze their expectations within their projects for the future. Data were collected in an urban secondary school in northern Portugal with students in their year 12. In phase 1 of the research project, 304 narratives were collected; in phase 2, 53 semistructured interviews were conducted with students. In phase 3 students were asked, via email, to do a brief description of their schooling experience after year 12 in order to understand the most significant moments and situations some time after the narratives and the semi-structured interviews. The idea was to capture a retrospective view of their schooling experience and their vision of the school. Data were analyzed according to an inductive approach, through and emergent categorization. First, a vertical analysis was conducted, after which a comparative or horizontal analysis was undertaken in order to look for similarities and differences in students’ accounts. This has led to the systematization and clarification of the data which made it possible to construct a conceptual framework to better understand secondary students’ perspectives and experiences at school. Findings suggest that students are discontent in regard to the Ministry of Education way of operating and they are critical of the ongoing changes in teaching, the pressure on them and on their families through national exams. By and large, the participants have a negative view about education and teaching and they are also negative about current curricular policies. The identified the excessive emphasis on theory, the lack of articulation between teaching at elementary school level and teaching at secondary school level, the gap between the school and the labor market, the existence of a too large curriculum and of rigid curriculum plans and also what the mentioned as a poor curriculum. The school is seen as a place of significant experiences. Their depictions include school as a space for intellectual and humane education as well as locus for collective responsibility and stage for the pedagogical relationship between students and teachers. The school is also described as an important socialization agency – amongst students, teachers and support staff – which leads to important friendships ties. Also, it is seen as a lever for the future in so far as it makes entry to higher education possible. Teachers are also mentioned many times as they are seen as crucial elements of the school, highlighting the importance of affective ties and the caring dimension of teaching. In general, students referred to the teachers who made a difference in their lives in a positive way, stressing the scientific rigor, their dedication to the students, fairness, patience, commitment, sense of humor, flexibility, kindness, pedagogical competence and passion for teaching. However, students’ accounts also reveal negative experiences with some teachers due to their lack of pedagogical and scientific competence and lack of ability to motivate their students. This moves them away from school and classroom events making their learning more difficult. As for the course choice, the participants highlighted the influence of their relatives and friends, a sense of calling and the joy of learning in a given field of knowledge. Students’ more significant situations in the lives at school relate to the change of level of teaching, moving from one town or one school to another and the resulting difficulties in adapt to the new situation. As far as the expectations and projects for the future, most students want to enter university and continue their training. Some, however, just want to complete their secondary school education and want to enter the labor market. Although many students felt sure and demonstrated hope in the future, others revealed feelings of fear due to the scarcity of professional opportunities and employment conditions. The lack of participation at school from the part of the students was also a key issue in the participants’ accounts. This needs to be addressed in the future in order to make their voice heard and to enhance their involvement and engagement at school. Listening to students’ voice will lead to school improvement, to teachers’ professional development and to the construction of school as space of committed citizenship.
Die vorliegende Arbeit befasst sich mit den Erfahrungen und Vorstellungen, die Oberstufenschüler von der Schule haben. Gleichzeitig widmet sie sich dem schulischen Werdegang dieser Schüler sowie ihren Zukunftsperspektiven. Es handelt sich hierbei um eine interpretative und deskriptive Studie, die als Ziel hat, die wichtigsten Momente und Personen der schulischen Laufbahn der Schüler der 12. Klasse zu beschreiben. Dabei wird von einer poliedrischen Auffassung des Curriculums ausgegangen, die es ermöglicht, die Herausforderungen zu analysieren, die der Schule heutzutage durch die wachsende Bedeutung der Meinung der Schüler gestellt werden. Als theoretische Grundlage dient das Konzept der Student Voice, das die Rolle des Schülers innerhalb der Schulgemeinschaft ins Zentrum der Überlegungen stellt. Die Studie hat folgende Ziele: (a) die Ansichten der Schüler über die Schule, die Bildung und das Lehrsystem im Allgemeinen untersuchen; (b) für die schulische Laufbahn relevante Erfahrungen kennenlernen, die im Lehrplan eingebunden sind oder nicht; (c) den Einfluss von Personen beschreiben, die im Laufe ihrer Schullaufbahn markant waren; (d) die Meinung der Schüler über sich selbst vestehen; (e) den Einfluss der Schule auf die Wahl der zukünftigen Ausbildung beschreiben; (f) ihre Erwartungen und Zukunftsprojekte analysieren. Die Daten wurden in einer urbanen Sekundarschule im Norden Portugals erhoben. Die Testgruppe bestand ausschlieβlich aus Oberstufenschüler der 12.Klasse. In einer ersten Phase wurden 304 schriftliche Texte gesammelt. In einer zweiten Phase wurden 53 semistrukturierte Interviews durchgeführt. Später wurden (in einer dritten Phase) die Schüler per Email gebeten, eine kurze Beschreibung ihres Werdegangs nach Abschluss der 12.Klasse zu machen, um zunächst die Erfahrungen und Erlebnisse der interviewten Schüler nach der Phase der eigentlichen Datenerhebung wiederzugeben und zusätzlich einen rückschauenden Blick der Schüler über ihren schulischen Werdegang einzufangen. Die Datenanalyse baut auf eine indutive Verfahrensweise auf. Zunächst wurden Kategorien aufgestellt, die vertikal untersucht wurden. Danach sind wir auf eine vergleichende (horizontale) Analyse übergegangen, mit dem Ziel, identische oder unterschiedliche Themen im Diskurs der Schüler zu identifizieren. Dieses Verfahren hat eine genaue Systematisierung der in den schriftlichen Texten erhaltenen Informationen ermöglicht. Die Ergebnisse zeigen vor allem eine groβe Unzufriedenheit der Schüler gegenüber dem Schulministerium, das wegen der ständigen Änderungen im Bildungswesen scharf kritisiert wird. Eine weitere Kritik gilt den nationalen Abschlussprüfungen, die großen Druck auf die Schüler und ihren Familien ausüben. Im Allgemeinen haben die Schüler eine negative Vorstellung vom Bildungssystem. Die Kritik gilt der schweren theoretischen Komponente der Kurse, der fehlenden Artikulation zwischen der Grundschule und der Sekundarstufe und zwischen der Schule und der Arbeitswelt, dem überfüllten, starren und inhaltlich verarmtem Lehrplan. Für die Schüler, die im Rahmen dieser Untersuchung interviewt wurden, ist die Schule an sich ein Schauplatz markanter Erlebnisse. Sie ist ein Ort der intellektuellen und persönlichen Bildung, aber gleichzeitig auch der kollektiven Verantwortungsnahme, wo die pädagogische Beziehung Lehrer-Schüler zentral ist. Als Ort des Zusammenlebens von Schülern, Lehrern und Angestellten (hauptsächlich aber zwischen Schülern) erfüllt die Schule die Funktion der Sozialisierung, die es den Schülern ermöglicht Freundschaften auszubauen. Gleichzeitig wird die Schule als “Startbahn” für die Zukunft verstanden, da sie die Türen für den Eintritt in die Universität oder die Arbeitswelt öffnet. Auch die Lehrer werden oft erwähnt, denn die Schule wird automatisch mit den Menschen verbunden, die hier arbeiten, was die Bedeutung der affektiven Komponente der Beziehungen innerhalb der Schule wiederspiegelt. Im Allgemeinen haben die Schüler die Lehrer hervorgehoben, die sie positiv geprägt haben. Diese sind ihres Erachtens wissenschaftlich und pädagogisch kompetent, gerecht, geduldig und fleiβig. Sie widmen sich den Schülern, haben Humor und zeigen Enthusiasmus gegenüber der Schule. Es fehlten jedoch auch nicht die kritischen Aussagen. Auch die pädagogisch und wissenschaftlich nicht kompetenten Lehrer wurden erwähnt, die die Schüler nicht zu motivieren vermögen, sie vom Unterrichtsgeschehen verdrängen und somit ihr Lernprozess erschweren. Was die Wahl des zukünftigen Studiums angeht, ist der Einfluss der Familie, der Lehrer und der Freunde zentral, aber auch die persönliche Berufung. Als bedeutendste Erlebnisse ihrer schulischen Laufbahn wurden die Veränderungen genannt: der Eintritt in eine neue Schule oder der Umzug in eine neue Stadt und die daraus folgende gelungene oder erfolglose Anpassung. In Bezug auf ihre Zukunftsperspektiven und –projekte hat eine bedeutende Anzahl von Schülern behauptet, ihre Ausbildung fortsetzen zu wollen (in der Hochschule), während andere nur den Abiturabschluss ersehnen, um in den Arbeitsmarkt einzutreten. Obwohl viele Schüler Hoffnung und Vertrauen in die Zukunft zeigen, hat ein Groβteil der untersuchten Schüler vor allem Angst offengelegt: Angst vor fehlenden Chancen im Arbeitsmarkt und den schlechten Arbeitsbedingungen. Das Fehlen von Mitwirkungsmöglichkeiten innerhalb der Schulstruktur seitens der Schüler ist ein weiterer oft genannter Aspekt, der die Notwendigkeit zeigt, den Schülern mehr Gehör zu verschaffen und ihre Erlebnisse in den Vordergrund des Schulgeschehens zu stellen. Die Aufwertung der Schülermeinung bedeutet einen wichtigen Schritt im Versuch, den Ort Schule zu verbessern, zur beruflichen Entwicklung der Lehrer beizutragen und die Schule als Zentrum des gesellschaftlichen Zusammenkommens aufzubauen.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de desenvolvimento curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11014
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf2,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID