Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11260

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Sónia-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Amélia Amorim-
dc.date.accessioned2010-12-14T16:05:09Z-
dc.date.available2010-12-14T16:05:09Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCOSTA, Fernando Albuquerque [et al.], org. – “Encontro Internacional TIC e Educação, 1, Lisboa, Portugal, 2010 : actas”. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. ISBN 978-989-96999-1-5. p. 381-388.por
dc.identifier.isbn978-989-96999-1-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11260-
dc.description.abstractO presente artigo expõe o Modelo ITIC (Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação) e evidencia as características que o compõem. Descreve-se a base teórica que o compõe - Construtivismo, Teoria do Envolvimento e Modelo ARCS – e explicita-se o modo como as ferramentas de informação, de comunicação e ferramentas colaborativas podem promover situações de aprendizagem, em particular com recurso às ferramentas da Web 2.0, independentemente da disciplina onde possa vir a ser aplicado. Reflecte-se sobre a pertinência de o utilizar nas práticas lectivas e apresenta-se um exemplo de como o Modelo ITIC pode ser operacionalizado.por
dc.description.abstractThis article presents the IICT Model (Integration of Information and Communication Technologies) and highlights it´s characteristics. It also describes the theoretical frame that envolves the Model - Constructivism, Engagement Theory and ARCS model - and explains how information, communication and collaboration tools can promote learning situations, especially using the Web 2.0 tools, regardless of the courses it might be applied on. Further, this article analysis the appropriateness of using the IICT model in teaching practices and present an example of the way it can be used.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectModelo ITICpor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectTeoria do Envolvimentopor
dc.subjectModelo ARCSpor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectIICT Modelpor
dc.subjectConstructivismpor
dc.subjectEngagement Theorypor
dc.subjectARCS Modelpor
dc.titleModelo ITIC : uma possibilidade para a integração curricular das TIC na escolaridade básicapor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Modelo ITIC- Cruz & Carvalho- 2010.pdf212,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID