Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12066

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorFernandes, Eugénia M.-
dc.contributor.authorSoares, Ana Paula-
dc.contributor.authorVasconcelos, Rosa-
dc.contributor.authorFreitas, Ana-
dc.date.accessioned2011-04-05T14:29:03Z-
dc.date.available2011-04-05T14:29:03Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citation"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 2:2 (2003) 57-70.por
dc.identifier.issn1645-6084por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12066-
dc.description.abstractNo presente trabalho analisam-se as expectativas dos estudantes acerca do seu envolvimento em diversas dimensões associadas à vida académica, assim como os comportamentos vivenciados uns meses após essa entrada tomando as mesmas dimensões. A amostra considerada é formada por 314 estudantes do 1º ano de três agrupamentos de cursos (Ciências e Engenharia; Ciências Económicas; e Ciências Sociais e Humanas) da Universidade do Minho. Estes alunos responderam, no início do ano e a meados do 2º semestre, ao Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001) nas suas versões de expectativas (Versão A) e comportamentos (Versão B). Os resultados sugerem níveis elevados de expectativas iniciais dos es- tudantes no momento da sua entrada na Universidade, registando-se uma diminuição significativa de tais índices no segundo momento da avaliação, em particular nas subescalas de envolvimento institucional e de envolvimento vocacional. Algumas oscilações nos resultados foram encontradas tomando os alunos de acordo com o agrupamento do curso frequentado, com o género, os níveis escolares dos pais ou o facto de frequentarem ou não um curso de 1º opção.por
dc.description.abstractThis paper analyses students’ initial expectations concerning personal investment in different domains of academic life, as well as behaviours some months later in those same dimensions. The sample included 314 first year students of the University of Minho from three graduations areas: science and engineering, economic sciences, and social sciences and humanities. A questionnaire of academic involvement (QEA; Soares & Almeida, 2001) was applied to students at entrance (expectations version) and at middle of first semester (behaviours version). Results suggest higher levels of initial expectations at the entrance in the university, and a significant decrease of those levels some months later, namely in the institutional and vocational subscales. Some significant changes have been found considering the domain and option of graduation studies, gender and academic level of parents.por
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkian - Programa de Apoio a Projectos de Pesquisa no Domínio Educativo (2001/04) - projecto “Transição, adaptação e sucesso académico de jovens no Ensino Superior”por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransição para a universidadepor
dc.subjectAjustamento académicopor
dc.subjectExpectativas académicaspor
dc.subjectTransition to universitypor
dc.subjectAcademic adjustmentpor
dc.subjectAcademic expectationspor
dc.titleEnvolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º anopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage57por
oaire.citationEndPage70por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitlePsicologia e Educaçãopor
oaire.citationVolume2por
sdum.journalPsicologia e Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Fernandes, Soares, Vasconcelos & Freitas, 2003.pdf89,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID