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TítuloEnvolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Fernandes, Eugénia M.
Soares, Ana Paula
Vasconcelos, Rosa
Freitas, Ana
Palavras-chaveTransição para a universidade
Ajustamento académico
Expectativas académicas
Transition to university
Academic adjustment
Academic expectations
Data2003
EditoraUniversidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
RevistaPsicologia e Educação
Citação"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 2:2 (2003) 57-70.
Resumo(s)No presente trabalho analisam-se as expectativas dos estudantes acerca do seu envolvimento em diversas dimensões associadas à vida académica, assim como os comportamentos vivenciados uns meses após essa entrada tomando as mesmas dimensões. A amostra considerada é formada por 314 estudantes do 1º ano de três agrupamentos de cursos (Ciências e Engenharia; Ciências Económicas; e Ciências Sociais e Humanas) da Universidade do Minho. Estes alunos responderam, no início do ano e a meados do 2º semestre, ao Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001) nas suas versões de expectativas (Versão A) e comportamentos (Versão B). Os resultados sugerem níveis elevados de expectativas iniciais dos es- tudantes no momento da sua entrada na Universidade, registando-se uma diminuição significativa de tais índices no segundo momento da avaliação, em particular nas subescalas de envolvimento institucional e de envolvimento vocacional. Algumas oscilações nos resultados foram encontradas tomando os alunos de acordo com o agrupamento do curso frequentado, com o género, os níveis escolares dos pais ou o facto de frequentarem ou não um curso de 1º opção.
This paper analyses students’ initial expectations concerning personal investment in different domains of academic life, as well as behaviours some months later in those same dimensions. The sample included 314 first year students of the University of Minho from three graduations areas: science and engineering, economic sciences, and social sciences and humanities. A questionnaire of academic involvement (QEA; Soares & Almeida, 2001) was applied to students at entrance (expectations version) and at middle of first semester (behaviours version). Results suggest higher levels of initial expectations at the entrance in the university, and a significant decrease of those levels some months later, namely in the institutional and vocational subscales. Some significant changes have been found considering the domain and option of graduation studies, gender and academic level of parents.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12066
ISSN1645-6084
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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