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TítuloPrograma psicológico de formação do carácter : promoção da saúde física e psíquica de crianças, jovens e pais
Autor(es)Cruz, Judite Zamith
Palavras-chaveFormação do carácter
Intervenção psicológica
Avaliação de programa
Training of character
Psychological intervention
Programme assessment
Data2009
EditoraAssociação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural (Agir)
Resumo(s)Vivemos com pressões sociais contraditórias com o bem-estar subjectivo e saúde física e psicológica: ansiedade de desempregados a professores, pobreza enraizada, divórcio mais frequente do que no passado, entre outros riscos acidentais para que repensemos a educação na vertente de formação de carácter, sabendo-se também que imagens de violência (em vídeo games, na rua, em casa e nos media) permitem imitarmos a violência, não conscientemente mediada. Nessas condições de desequilíbrio antigamente inusitadas, sabe-se que a hormona cortisol, se aumentada por activada em continuidade, pode afectar o hipocampo de forma temporária ou permanente. Assim, crianças sujeitas a traumatismos continuados (abuso, isolamento e/ou negligência) podem ter essa zona do cérebro emocional lesionada, quando seja o hipocampo a provocar-lhes explosões emocionais, falhas de memória e angústia, incapacidade na resolução problemas ou na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Por conseguinte, pensou-se ensinar pessoas a serem mais fortes para melhor enfrentarem riscos e prevenirem problemas biopsicossociais – ansiedade, terrores nocturnos e pesadelos, entre outros sintomas e perturbações, nomeadamente, na infância e adolescência. Conotou-se o modelo de trabalho psicológico com a formação do carácter por envolver o afecto (por expressão e compreensão de emoções/sentimentos em si e em outros), a conduta (por actividades de jogo cooperativo, resolução de problemas interpessoais, técnicas de relaxamento, incentivo a expressão de humor); e cognição (por dramatizações, «modelagem positiva» e recurso a «biblioterapia» seleccionada). Apresenta-se a análise dessa Investigação-Acção, expondo certas actividades-modelo e perguntas dos grupos-alvo e respostas ajustadas aos seus níveis de desenvolvimento, bem como os resultados de utilização de questionário sobre stress, com base em histórias contadas e sintomas manifestos. Não é fácil saber por que é que a expressão artística e o jogo são tão eficazes na área emocional e de resolução de problemas e deixam de ser praticados, à medida que se cresce. É possível que permitam estabelecer um corredor rápido entre o cérebro emocional (LeDoux, 1996) e a parte do cérebro pensante (córtex cerebral). Nas acções empreendidas, a descarga e o reconforto emocionais fizeram parte dos processos criativos e reflexivos, imprimindo alívio tal como nas psicoterapias e nas intervenções que proporcionem defesas imunológicas para doenças físicas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12606
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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