Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14603

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorgado, José Carlos-
dc.contributor.authorCarvalho, Conceição de Fátima Gomes Tinoco de-
dc.date.accessioned2011-11-28T15:08:48Z-
dc.date.available2011-11-28T15:08:48Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14603-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)por
dc.description.abstractEsta dissertação desenvolveu-se em torno da importância da articulação curricular nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Trata-se de uma temática actual e pertinente, que tem vindo a ganhar centralidade no debate curricular dos últimos tempos, constatando-se que a articulação curricular é um imperativo fundamental para o sucesso educativo dos alunos, além de poder ter um efeito preventivo tanto em termos de retenção como de abandono escolar. Trata-se de um estudo de carácter exploratório, de cariz quantitativo, desenvolvido num agrupamento de escolas do Distrito de Braga. A amostra representativa da população em estudo foi constituída por 74 professores, dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, que exerceram funções no agrupamento no ano lectivo de 2008/2009. Para recolha dos dados foi aplicado um questionário a todos os elementos da população, tendo todos tido a mesma oportunidade de integrar a amostra. Além disso, procedeu-se à análise de 15 Projectos Curriculares de Turmas (PCTs) do Agrupamento, elaborados no ano lectivo de 2008/2009, e seleccionados de forma aleatória, tendo apenas o cuidado do número de projectos analisados ser representativo do número de turmas do agrupamento. Os dados obtidos pela aplicação do questionário foram tratados estatisticamente e os PCTs foram sujeitos a uma análise de conteúdo. O estudo circunscreveu-se à importância da articulação curricular vertical e horizontal no (in)sucesso educativo dos alunos, permitindo ainda averiguar que práticas de articulação se desenvolvem, ou não, nas escolas, que factores os professores consideram importantes para o (in)sucesso educativo dos alunos e quais os principais constrangimentos à consecução da articulação curricular nas escolas e, em particular, na sala de aulas. Os resultados obtidos permitiram concluir que os professores consideram a articulação curricular muito importante mas, ao mesmo tempo, como um processo complexo que se coloca pouco em prática. Verificou-se, ainda, uma clara indefinição por parte dos docentes no que concerne à relação entre articulação curricular e (in)sucesso educativo dos alunos.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed around the importance of the curriculum articulation in the 2nd and 3rd Cycles of the Basic Education. It is a topical and relevant subject which has become more central in the debates about curriculum in the near past, confirming that curriculum articulation not only is imperative for the educative success of the students, but also can have a preventive effect regarding to school retention and dropout. It is a study of exploratory and quantitative nature, developed in a cluster of schools in Braga district. The representative sample for this study was formed by 74 Teachers of the 2nd and 3rd Cycles of the Basic Education that performed their duties in the cluster of schools in the 2008/2009curricular year. A questionnaire has been delivered to all the elements of the population in order to collect the data, and they were also given the same opportunity to be part of the sample. In addition, the analysis of 15 Curriculum Projects (PCTs) from classes belonging to the cluster of schools has also been made. These Curriculum Projects were made in the 2008/2009 curricular year and were randomly selected, paying special attention to analyse the same number of projects as the existing classes in the cluster of schools. The results obtained by the questionnaire were statistically treated and the contents of PCTs were analysed. The study focused around the importance of vertical and horizontal curriculum articulation in the education (un)success of the students. It also enabled the verification of which articulation practices are developed or not in schools, which conditions do the teachers find relevant to the education (un)success of the students and also what are the main restraints to obtain the curriculum articulation in schools, particularly in the classroom. The obtained results made possible to conclude that Teachers consider the curriculum articulation very important, but as the same time, they see it as a complex process which is uncommonly applied. It was also confirmed a clear ambiguity, from the Teachers’ perspective, regarding to the relation between the curriculum articulation and the education (un) success of the students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleImportância da articulação curricular nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico : um estudo exploratóriopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.214por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conceição de Fátima Gomes Tinoco de Carvalho.pdf1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir
cd anexos.zip275,13 kBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID