Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14990

TítuloO raciocínio aditivo e multiplicativo em crianças do pré-escolar
Autor(es)Soutinho, Florbela
Mamede, Ema
Palavras-chaveRaciocínio aditivo e multiplicativo
Crianças em idade do pré-escolar
DataSet-2011
EditoraAssociação de Professores de Matemática (APM)
Resumo(s)Este artigo analisa como as crianças pequenas resolvem problemas de raciocino aditivo e multiplicativo. Conduziram-se entrevistas individuais a crianças do pré-escolar (4 aos 6 anos) durante a resolução dos problemas. Analisaram-se as suas resoluções, estratégias e argumentos. Os problemas de raciocínio aditivo apresentados às crianças foram de três tipos distintos: simples, inversos e comparativos. Os problemas de raciocínio multiplicativo foram simples, inversos e de representação em tabela. Os resultados sugerem que as crianças em idade do pré-escolar possuem já um conhecimento informal que lhes permite resolver com sucesso alguns dos problemas propostos. Os argumentos apresentados pelas crianças garantem que as suas resoluções acertadas dos problemas são acompanhadas por uma compreensão das estruturas dos problemas. Apresentam-se ainda algumas considerações sobre a investigação a realizar neste âmbito.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14990
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XXII SIEM Soutinho & Mamede.pdfDocumento principal161,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID