Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15955
Título: | Educação em ciências e desenvolvimento da competência de acção em educação sexual |
Autor(es): | Viegas, Ana Fátima Aguiar Vilaça, Teresa |
Palavras-chave: | Educação em ciências Competência de acção Educação sexual |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Esta investigação tem como objectivo analisar a evolução da competência dos alunos para seleccionar e resolver problemas em educação sexual, dentro de um estudo mais amplo que avaliou o efeito de uma metodologia de ensino orientada para a acção, por comparação com uma metodologia tradicional, no desenvolvimento da competência de acção em educação sexual, durante a Unidade Didáctica ‘Reprodução Humana e Crescimento’, de Ciências da Natureza do 6.º ano. Assim, foi realizado um estudo de tipo quasi-experimental, envolvendo turmas experimental (n=23) e controlo (n=20). O pré/pós-testes incluíram uma entrevista de grupo focal sobre o conhecimento orientado para a acção. Durante o projecto fez-se observação participante e análise de documentos produzidos pelos alunos. Globalmente, no final do projecto a turma experimental foi capaz de seleccionar um maior número de problemas e de acções para os resolver. Estes resultados apontam para a necessidade de se incluir esta abordagem pedagógica na formação de professores. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15955 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação em Ciências e desenvolvimento da competência de acção em Educação Sexual.pdf | 784,17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |