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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPonte, Filomena Ermida da-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2012-01-20T12:03:27Z-
dc.date.available2012-01-20T12:03:27Z-
dc.date.issued2011-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16490-
dc.description.abstractO padrão estilístico Dependência-Independência de Campo (DIC) tem sido relacionado com diversos aspectos da personalidade, procedimentos e estratégias utilizadas na resolução de problemas ou ponderado numa agregação de aspectos cognitivos, afectivos e motivacionais, inerentes ao processamento da informação e resolução de problemas. Apesar da subsistência da comedida investigação nesta conjectura, formulada por Witkin, os resultados perduram inconclusivos e pouco consensuais. Neste estudo, relacionou-se a DIC com a Expressão Escrita das crianças, área reveladora de grandes dificuldades no processamento de informação e justificando uma maior atenção de pais e educadores. Esta dificuldade ocorre nos processos de planificação, de tradução e de revisão do texto escrito, que explicam toda a complexidade dos procedimentos na produção de um texto. Participaram neste estudo 92 alunos do 3º e o 4º ano de escolaridade [45 rapazes e 47 meninas], com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos, e a frequentarem escolas públicas da cidade de Braga. Para avaliação do estilo cognitivo (DIC) utilizamos o teste Children’s Embedded Figures Test (CEFT) e para a avaliação da inteligência recorreu-se à prova Matrizes Coloridas Progressivas de Raven. Os resultados deste estudo permitem afirmar uma associação significativa do Estilo Cognitivo (DIC) com a Expressão Escrita das crianças favorecendo os alunos independentes de campo.por
dc.description.sponsorshipFaculdade de Psicologia - Universidade de Lisboapor
dc.description.sponsorshipSociedade Portuguesa de Psicologiapor
dc.description.sponsorshipCGD - Caixa Geral de Depósitospor
dc.description.sponsorshipCEGOCpor
dc.description.sponsorshipSHLpor
dc.description.sponsorshipPSE - Produtos e Serviços de Estatística, Lda.por
dc.description.sponsorshipProfiFormapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Psicologiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstilo cognitivopor
dc.subjectDependência-independência de campopor
dc.subjectProcessamento de informaçãopor
dc.titleProdução escrita : o processamento de informação medidado pelo estilo cognitivo e pelo nível de inteligênciapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate25 jul. - 27 jul. 2011por
oaire.citationStartPage1239por
oaire.citationEndPage1252por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleVIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextospor
sdum.conferencePublicationVIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextospor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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