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https://hdl.handle.net/1822/16491
Título: | Avaliação das competências cognitivas com o Inventário Real-World Outcomes of Critical Thinking em Portugal e Espanha : implicações metodológicas e educativas |
Autor(es): | Franco, Amanda Helena Rodrigues Rivas, Silvia F. Saiz, Carlos Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Pensamento crítico Competências transversais Avaliação cognitiva Ensino Superior |
Data: | Nov-2011 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Psicologia |
Resumo(s): | O pensamento crítico, forma superior de inteligência particularmente proeminente na faixa jovem-adulta, é apresentado como potenciando o sucesso académico no Ensino Superior e o sucesso na vida profissional. Daqui se depreende a pertinência de investigar as formas que o pensamento crítico assume no início da idade adulta. A presente comunicação apresenta o processo de tradução e adaptação do Real-World Outcomes (Butler & Halpern) para a população portuguesa e espanhola. Este inventário de autoavaliação engloba um conjunto de afirmações concernentes ao uso do pensamento crítico em situações do quotidiano, versando decisões referentes à vida pessoal, social, escolar ou profissional dos indivíduos; foram adicionadas quatro afirmações referentes ao sucesso percebido na relação com colegas e amigos, no debate de temas da actualidade, na gestão dos recursos financeiros e, por fim, nas aprendizagens escolares. Após a tradução e sequente retroversão do inventário para o inglês, procedeu-se à reflexão falada, com vista a assegurar a compreensão e relevância dos itens. As versões experimentais foram aplicadas a uma amostra de 475 alunos universitários da área de Ciências e Tecnologias e de Letras e Humanidades, tendo-se analisado a dificuldade e homogeneidade dos itens. Estudaram-se as correlações entre os resultados no inventário com os indicadores de sucesso referidos e com uma variável de rendimento académico, considerando-se ainda diferenças de acordo com a universidade/país, área de estudos e sexo dos sujeitos. Finalmente, tecem-se considerações sobre o funcionamento deste inventário e a pertinência do pensamento crítico na qualidade das aprendizagens escolares. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16491 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Avaliação das competências cognitivas.pdf | Artigo em Actas | 127,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |