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https://hdl.handle.net/1822/16717
Título: | Escolha de um curso de 2.º ciclo: factores de decisão e processo de compra |
Autor(es): | Amorim, Isabel Soraia Fernandes |
Orientador(es): | Simões, Cláudia Soares, Ana Maria |
Palavras-chave: | Ensino Superior Comportamento de compra Processo de decisão Factores de influência Satisfação Higher education Buying behavior Buying behavior Influence factors Satisfaction |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O actual estado do Ensino Superior é uma questão problemática que atravessa constantes
mutações do meio envolvente, o decréscimo de candidatos, o acréscimo de concorrência, as
restrições financeiras, o desajustamento entre a oferta de formação superior e a procura dessa
formação por parte do mercado de trabalho. A orientação para os público-alvos, através da
oferta de serviços orientados para as necessidades e exigências presentes e futuras dos seus
clientes actuais e potenciais, torna-se fundamental para as instituições de Ensino Superior, tal
como acontece com a generalidade das actividades económicas e sociais. No entanto, esta
orientação só poderá ocorrer se estas instituições compreenderem na realidade quais os reais
determinantes do processo de decisão dos alunos na escolha de uma instituição e de um curso
de Ensino Superior.
No presente trabalho é apresentado o comportamento de compra de bens e serviços, assim
como as diferentes fases do processo de decisão do consumidor na compra de serviços. É
abordado o comportamento de compra em serviços do Ensino Superior e o seu respectivo
processo de decisão. Esta dissertação tem como objectivo saber quais os principais factores
que determinam o processo de decisão dos alunos aquando da escolha de um mestrado. Para
tal procuramos perceber o processo de decisão destes alunos e analisar a sua satisfação
relativamente à sua escolha. Desta forma conseguiremos perceber até que ponto a instituição
de Ensino Superior a ser estudada conhece as reais necessidades do seu público-alvo e de que
forma actua no sentido de as satisfazer. The actual condition of Higher Education is a problematic question that crosses constant mutations of environment, the decrease of the number of candidates, the increase of competition, financial restrictions, the maladjustment between offer of higher education training and the demand of this training by the labor market. The guidance to the target audience, by offering services geared to the needs and demands of their present and future current and potential customers, it is essential for Higher Education Institutions, as with the majority of economic and social activities. However, this orientation can only occur if these institutions actually understand the real determinants of the decision process of the students in choosing an institution and a course of Higher Education. The present work describes the buying behavior of goods and services as well as the different stages of consumer decision to purchase services. We address the buying behavior in higher education services and their respective decision-making. This thesis aims to find out the main factors influencing students' decision-making process when choosing a master's degree. To do this we will seek to realize the decision process of students and analyze their satisfaction with their choice. So, we realize the extent to which higher education institution to be studied knows the real needs of their target audience and how it acts to meet them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16717 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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