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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gisele Cristina Resende Fernandes da-
dc.contributor.authorMascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.authorSilva, Iolete Ribeiro da-
dc.contributor.authorMiranda, Lúcia-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2012-02-17T18:33:26Z-
dc.date.available2012-02-17T18:33:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/17245-
dc.description.abstractOs construtos motivacionais e sistemas de crenças foram pensados para conduzir as ações das pessoas a partir do feedback social que recebem ao realizar uma atividade. Uma das teorias que investiga a motivação é a Teoria das Atribuições Causais que prevê que o ser humano busca compreender as causas e os motivos existentes na realização de tarefas, e isso ocorrem em todos os ambientes que ele freqüenta, inclusive na escola. No ambiente escolar o estudante elabora atribuições para explicar o rendimento acadêmico e a partir dessas atribuições que podem estar localizadas no lócus interno ou externo ao sujeito pode-se identificar as explicações para o rendimento escolar, um dos aspectos da aprendizagem. Essas construções de controle psicológico estão relacionadas ao desempenho dos indivíduos em situações e sucesso. No presente trabalho buscou-se identificar as atribuições causais dos estudantes manauaras sobre o rendimento escolar. A amostra foi de 1011 estudantes e o instrumento utilizado foi o Questionário das Atribuições para o Rendimento Escolar (QARE de Almeida & Miranda, 2008 adaptado por Mascarenhas, 2010). Para o tratamento dos dados utilizou-se de análises fatoriais. As causas apontadas para o rendimento escolar foram categorizadas em oito fatores, sendo quatro para o bom desempenho (Fator 1: Estudos – organização e estratégias, Fator 2: Professores e estrutura externa material, Fator 3: Capacidades e habilidades cognitivas, Fator 4: Sorte e apoio externo) e quatro para o fraco desempenho (Fator 1: Estudos – organização, estratégias e motivação, Fator 2: Capacidades e habilidades cognitivas, Fator 3: Professores e apoio externo (família) e Fator 4: Sorte e estrutura material externa). O Alfa de Cronbach do QARE foi de 0, 85 para os itens relacionados ao bom desempenho e 0, 89 para os itens relativos ao fraco desempenho acadêmico. Concluiu-se que a análise das atribuições causais colabora para a elaboração de ações interventivas na escola, pois avaliam o que os principais sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem pensam e sentem em relação ao rendimento e que o questionário QARE apresenta fiabilidade para o contexto brasileiro na região amazônica.por
dc.description.sponsorshipFaculdade de Psicologia - Universidade de Lisboapor
dc.description.sponsorshipSociedade Portuguesa de Psicologiapor
dc.description.sponsorshipCGD - Caixa Geral de Depósitospor
dc.description.sponsorshipcegocpor
dc.description.sponsorshipshlpor
dc.description.sponsorshipPSE - Produtos e Serviços de Estatísitica, Lda.por
dc.description.sponsorshipProfiFormapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Psicologiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtribuição causalpor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectPropriedades psicométricas do QAREpor
dc.titleDiagnóstico das atribuições causais de estudantes manauaras a partir do Questionário das Atribuições sobre o Rendimento Escolarpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate25 - 27 jul. 2011por
oaire.citationStartPage27por
oaire.citationEndPage38por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleVIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextospor
sdum.conferencePublicationVIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextospor
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