Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18168

TítuloO uso de blogues como interface cognitiva em contexto de sala de aula: percepções de professores e alunos
Autor(es)Sousa, Ana Judite
Silva, Bento Duarte
Data2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Esta comunicação destina-se a apresentar os resultados de uma investigação sobre as percepções dos professores e alunos sobre o uso de blogues como interface cognitiva em contexto de sala de aula. É salientado por vários autores que o construtivismo sobressai de entre as teorias de aprendizagem que podem estar associadas ao uso de blogues, possibilitando esta interface pôr em prática muitas das ideias defendidas por educadores como Paulo Freire e Vigotsky, nomeadamente a construção social da aprendizagem. No entanto, Toral (2004) faz notar que os blogues podem enquadrar-se em modelos educativos diferentes, desde a transmissão unilateral de conhecimentos, a resolução de problemas, até à teoria sócio-cultural de desenvolvimento da aprendizagem. Interessou-nos, assim, centrar o objectivo geral desta investigação no conhecimento das percepções dos professores e dos alunos face à inserção dos blogues em contexto sala de aula, incidindo na relação com os objectivos e progressos (dimensões de “Conhecimentos” e “Competências”) e com atitudes e comportamentos dos alunos (dimensões de “Motivação”, “Autonomia”, “Orientação para a tarefa” e “Desenvolvimento pessoal”). Utilizamos uma metodologia de tipo descritivo/exploratório, tendo a amostra comportado 34 professores e 153 alunos pertencentes a uma Escola do 2º e 3º ciclos do ensino básico. Utilizámos, sobretudo, o questionário como técnica de recolha de dados, tendo os resultados evidenciado que a maioria dos professores e dos alunos concorda que os blogues promovem uma aprendizagem significativa, reconhecendo também os professores que não possuem conhecimentos adequados sobre o uso de blogues que lhe permita desenvolver progressivamente as capacidades dos alunos.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoCitação bibliográfica: Sousa, Ana & SILVA, Bento (2010). O uso de blogues como interface cognitiva em contextos de sala de aula: percepções de professores a alunos. In Almeida, Leandro S., Silva, Bento D. & Caires, Susana (orgs.) (2010). Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”. Braga: CIEd - Universidade do Minho, pp. 1847-1859 (ISBN: 978-972-8746-87-2)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18168
ISBN978-972-8746-87-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O uso de blogues como interface cognitiva em contextos de sala de aula percepções de professores a alunos.pdf346,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID